Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Greve dos trabalhadores em educação cobra melhorias nas escolas públicas

Escrito por Everson Teixeira   

Mobilização nacional tem início nesta terça-feira (23). Em Pernambuco, Sintepe promete acionar Ministério Público do Trabalho, caso governo decida pelo corte do ponto.

Os profissionais da rede estadual de ensino vão às ruas, nesta terça-feira (23), para cobrar mais investimentos na educação pública. A atividade, que faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, repete-se em todo o país. As ações que compõe a semana foram apresentadas em uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), no Recife.

A paralisação segue até a próxima quinta-feira (25). A expectativa do Sintepe é que a mobilização tenha a adesão de 90% da categoria. Porém, na manhã desta segunda-feira (22), o Sindicato recebeu diversas denúncias de que a Secretaria Estadual de Educação estaria pressionando os diretores das escolas para que esses coagissem os professores a não aderirem à greve.

Contudo, o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, assegurou que, caso o governo decida pelo corte do ponto, a representação sindical vai acionar o Ministério Público do Trabalho. “Os alunos têm direito a 200 dias letivos. Se a Secretaria de Educação optar pelo corte, automaticamente, não poderemos repor às aulas. Com isso, vamos acionar o MPT, para que a lei seja cumprida e os alunos não sejam prejudicados”, garantiu.

As atividades da semana de mobilização seguem até a próxima sexta-feira (26), quando um seminário na sede do Sintepe encerra as ações. 

Confira a programação:

Terça-feira (23.04) - GREVE NACIONAL. Atos públicos em frente às 13 Gerências Regionais de Educação e na Secretaria Estadual de Educação, a partir das 9h.

Quarta-feira (24.04) - GREVE NACIONAL. Ocupação das casas legislativas (Câmaras dos Vereadores e Assembleia Legislativa de Pernambuco) – na ALEPE, usando camisa vermelha, a partir das 14h.

Quinta-feira (25.04) - GREVE NACIONAL. Debate sobre a crise econômica mundial e a educação no Brasil e na Espanha, às 14h, no Centro de Educação da UFPE.

Sexta-feira (26.04) - Seminário Ação Mundial pela Valorização dos/as Profissionais da Educação, na Sede do Sintepe, das 9h às 17h. Na ocasião será apresentado o resultado parcial da pesquisa: “O trabalho na educação básica em Pernambuco”.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...