Escreva-se no meu canal

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vídeos do protesto dos movimentos sociais durante a visita de Michel Temer a Serra Talhada


Vídeos do protesto dos movimentos sociais durante a visita de Michel Temer a Serra Talhada, no dia 30 de janeiro de 2017. Imagens exclusivas.



Manifestantes fizeram o coro de ‘Fora Temer’ e enfrentaram forte esquema de segurança em Serra Talhada

Paulo César Gomes, para o Farol de Notícias
Fotos: Alejandro García, para o Farol de Notícias

Durante a sua visita a Serra Talhada, para inaugurar a unidade do Campus do IF Sertão, o presidente Michel Temer foi recebido com protesto por parte dos movimentos sociais e do PT local. Segundo os organizadores estiverem presentes caravanas vindas de mais de 20 cidades da região do Pajeú e Sertão Central. Entres os movimentos estavam presentes a Fetape, MST, CUT e o movimento estudantil. O ato ainda contou o reforço dos  vereadores serra-talhadenses Sinézio Rodrigues e Manoel Enfermeiro, ambos do PT.

Além de protestar contra a presença de Temer, os manifestantes trouxeram cartazes e faixas contra a reforma da previdência e da educação, muitos deles diziam que o presidente estava se apropriando de uma obra deixada pela sua antecessora, Dilma Roussef. Durante o movimento foram ditas palavras de ordem como: ‘Fora Temer’. ‘Temer, você não é bem vindo aqui’ e Fora golpistas! Alguns manifestantes ainda ensaiaram gritos de volta Lula.

CHOQUE E FORÇA NACIONAL

O grupo que inicialmente era pequeno nas primeiras horas da manhã, logo foi crescendo com a chegada de várias caravanas.

À medida que aumentava o número de manifestantes, a preocupação da segurança presidencial também aumentava e começaram a colocar grandes de proteção para isolar os manifestantes, e em dando momento, recorreram à presença da tropa de choque para inibir os ânimos dos mais exaltados, apesar disso não houve confronto, apenas bate boca.

Já no final do evento a equipe presidencial, temendo um encontro da comitiva de Temer com os manifestantes, acionou a Força Nacional de Segurança, que chegou a se posicionar por duas vezes na porta da instituição de ensino.

Apesar da gritaria, a visita de Temer terminou de forma pacifica, no entanto, o presidente teve que ver e ouvir, tanto na chegada, como na saída, palavras e cartazes de reprovação ao seu governo.




domingo, 29 de janeiro de 2017

VIAGEM AO PASSADO: Imagens da antiga Estação Ferroviária de Serra Talhada

Paulo César Gomes (para o Farol de Notícias) 


A foto acima é do final da Rua Comandante Superior, possivelmente do ano 1958. O registro indica que as pessoas estavam voltando da Estação Ferroviário indo em direção ao centro da cidade.

Hoje nesse trecho da rua funciona de um lado o restaurante de Plínio e do outro o depósito da Tupan Construções.

Um ano antes, em 7 de fevereiro de 1957, os serra-talhadenses lotaram o pátio da Estação para presenciar a chegada do primeiro trem a Capital do Xaxado. Foi uma festa. Afinal, era o progresso chegando a Serra Talhada pelos trilhos da ferrovia. Um bom domingo de lembranças!


sábado, 28 de janeiro de 2017

OPINIÃO: A visita de Michel Temer prova que o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, colocou o PT no bolso

Por Paulo César Gomes, professor, escritor e pesquisador da história serra-talhadense / Foto: Arquivo Farol de Notícias


O prefeito Luciano Duque é o típico político que pode se dizer que nasceu “virado para a lua”.  Foi eleito com o apoio de um prefeito que possuía mais de 80% de aprovação e reeleito enfrentado dois jovens iniciantes na política, após ter convivido sem oposição por quatro anos.

Ainda conta o favor da sua maré de sorte, o fato de ser pela terceira vez, em menos de quatro anos, anfitrião de um Presidente da República, o que lhe coloca mais uma vez em evidência em toda a imprensa nacional.

A grande questão é que Luciano não faz uma gestão acima da média e que venha a merecer tanto reconhecimento e afagos de gente tão importante. O grande diferencial sem dúvidas é o fato dele ser do Partido dos Trabalhadores. Se Dilma veio duas vezes à cidade e Michel Temer está a caminho, uma das razões principais é que Duque é petista.

No entanto, o prefeito parece não dar muita bola para o seu partido, pois já disse que não morre de amores pelo PT e não participou do último encontro regional da legenda, realizado em Serra Talhada, porque preferiu privilegiar a sua agenda política, que incluía casamento e batizados. Sem contar que ele reduziu as secretarias gerenciadas pelo PT e ainda não nomeou petistas para o seu primeiro escalão.

Diante da força de Duque e para não arranhar a imagem do seu “pupilo”, o PT cala-se frente à visita do “golpista” Michel Temer, tanto a nível nacional, como regional. De quebra ainda coloca mordaças no MST, Fetape e CUT, além de outros movimentos sociais que foram as ruas dizer: “Temer é golpista!” ou “Fora Temer”.
.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Filme sobre a vida de Gandhi


Filme sobre a vida de Gandhi (Completo em português)
Gandhi é um filme biográfico épico de 1982 que dramatiza a vida de Mohandas Karamchand Gandhi, o líder do movimento de independência não-violento, não cooperativo da Índia contra a Índia britânica durante o século XX. Gandhi foi uma produção de colaboração entre empresas britânicas e indianas e foi escrito por John Briley e produzido e dirigido por Richard Attenborough. É estrelado por Ben Kingsley no papel titular.
O filme aborda a vida de Gandhi a partir de um momento de definição em 1893, como ele é jogado de um trem sul-africano para estar em um compartilhamento só de brancos, e concluído com seu assassinato e funeral, em 1948. Para a cena do funeral, foram convidados cerca de 300 mil figurantes, o maior número de figurantes alguma vez registado em um filme, segundo o Guiness World Records. Embora praticante Hindu, Gandhi abraçou outras religiões, particularmente o cristianismo e o islamismo, também retratadas.
Gandhi foi lançado na Índia em 30 de novembro de 1982, no Reino Unido em 3 de dezembro de 1982, e nos Estados Unidos em 6 de dezembro de 1982. Foi nomeado para o Oscar em onze categorias, vencendo oito, incluindo Melhor Filme. Richard Attenborough ganhou o prêmio de Melhor Diretor, e Ben Kingsley de Melhor Ator.

domingo, 22 de janeiro de 2017

VIAGEM AO PASSADO: Saiba por que a Festa do Algodão em 1953 foi um dos maiores eventos da história de Serra Talhada


Por Paulo César Gomes, Professor, pesquisador e mestrando em História


A Festa do Algodão realizada em 1953, foi um dos maiores eventos político, social e cultural já realizada na história de Serra Talhada, infelizmente a falta de registros desse acontecimento na cidade impede que ele seja conhecido em toda a sua grandiosa. Apesar disso, estamos garimpando algumas informações que gradativamente estão ajudando a entender melhor o que ocorreu na Fazenda Saco, nos dias 15 e 16 de agosto daquele ano e que estarão a disposição de todos no livro Serra Talhada: a cidade das Misses, a ser lançado em breve.

A ideia da festa partiu dos estudantes da escola superior de agronomia, sediada em Recife, e contou com apoio do Secretário de Agricultura Eudes Pinto. Estiveram presentes ao evento o Ministro da Agricultura, João Cleophas, o Governador do Estado, Etelvino Lins, os Senadores Apolônio Sales, Assis Chateaubriand e Plínio Pompeu, os empresários do ramo fabril Adriano e Antônio Seabra, do presidente do Tribunal de Contas de São Paulo, Romeu Ferras e por diversas outras autoridades vindas do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Tudo foi registrado pelos repórteres da extinta TV Tupi, revista O Cruzeiro, jornal Diário de Pernambuco e Rádio Tamandaré, todos os veículos de comunicação eram ligados ao conglomerado de empresas jornalísticas dos “Diários Associados”, pertencentes Assis Chateaubriand.

Segundo a reportagem do Diário de Pernambuco, de 12 de agosto de 1953, eram esperados mais de 1.000 convidados vindos em caravanas de várias cidades do estado, o desafio da organização era acomodar essa grande quantidade de pessoas em uma cidade que não possui uma rede hoteleira de qualidade e que tinha uma zona urbana habitada por pouco mais 5.501 habitantes e com menos de 1.000 casas, segundo agência de estatística estadual.

Participaram da festa mais de 20 cidades ligadas a cultivo de algodão, delas apenas 15 puderam indicar nomes de misses (ou princesas) para concorrem ao titulo de Rainha da Festa do Algodão. Os critérios paras indicações obedeciam a o requisitos de produção de 50.000 arrobas de algodão no ano de 1951.

As candidatas foram escolhidas por representantes das suas cidades, sendo que a maioria eram filhas de empresários ou políticos importantes, a representante de Flores, por exemplo, era filha do prefeito Pedro estima. Escolha da rainha foi um dos maiores concurso de beleza do estado, até realizada, isso porque o Miss Pernambuco só foi criado em 1955.

AS CONCORRENTES

Concorreram a coroa de rainha: Hilda Souza (Caruaru), Diva Lima (Garanhuns), Iolanda Pires (Tabira), Juliane T. Vilanova (Bom Conselho), Vilma Durce (Correntes), Nanete Barbosa (Surubim), Neli Pinheiro (Sertania), Marluce Estima (Flores), Mirian Padilha (Afogados da Ingazeira) Elizabeth Barros (Buíque), Maria de Souza Rosa “Lia Rosa” (Floresta), Euridice Almeida (Vertentes), Maria dos Santos (Limoeiro), Iraildes Japiassu Simões (Pedra) e Maria Tereza de Godoy Bené (Serra Talhada). Bezerros, Águas Belas, Ouricuri e Cabrobo, entre outras cidades, mesmo sem ter candidatas na disputa.

A representante de Serra Talhada foi à última a ser indicada, até as véspera do concurso o nome dela não figurava em nenhuma relação disponibilizada pelo órgão de imprensa. a jovem Maria Tereza de Godoy Bené, era filha do ex-prefeito de Serra Talhada e da cidade de Bonito, José Bené de Carvalho, e sobrinha do prefeito da época, Moacir Godoy. Ironicamente a última candidata acabou se tornando a vencedora da coroa de Rainha da Festa do Algodão.

A FUGA DE CHATEAUBRIAND DE SERRA TALHADA

Encerramos com uma foto garimpada nas páginas da revista O Cruzeiro que mostra o momento em que Tereza Bené e agraciada com uma joia dada pelo Senador e empresário Assis Chateaubriand. Segundo relatos orais ainda não confirmados, o senador após a entrega do presente beijou a face da jovem serra-talhadense, o que gerou um grande conflito com a família da moça, forçando o magnata das comunicações a fugir da festa escondido dentro de um porta-malas de um carro. Verdade ou não, o episódio só pode ser confirmado pela pela própria Tereza, que segundo informações reside em Olinda, e esperamos que alguém possa nos ajudar a encontra – lá.

Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O filme italiano Minha Querida Anne Frank


Minha Querida Anne Frank (2009). 

O filme é uma releitura da história da jovem Anne Frank, morta nos campos de concentração nazistas, durante a 2 Guerra Mundial. Essa versão italiana conta com a trilha sonora de Ennio Morricone.
Diretor: Alberto Negrin
Atores: Mari Nagy, Rosabell Laurenti, Emilio Solfrizzi
ver elenco completo

O Dragão Chinês com Bruce Lee de 1971


Dragão Chinês com Bruce Lee de 1971 (DUBLADO)

Sinopse

Levado de Hong Kong por seu tio a Bancoc para viver com os primos, o imigrante chinês Cheng Chao-An passa a trabalhar na fábrica de gelo local, cujo proprietário está envolvido com tráfico de drogas e prostituição. Com a escalada da violência, Cheng revela-se profundo conhecedor das artes marciais e derrota a quadrilha. Clássico de kung-fu, estrelado pelo verdadeiro Bruce Lee. Foi esse filme de sucesso estrondoso que o lançou ao estrelado.

Cenas cortadas
Quando o filme foi lançado em 1971 em Hong Kong, incluía cenas que foram mais tarde removidas de todas as versões principais devido a censura de filmes com altos graus de violência. The Big Boss originalmente incluía cenas de um corpo cortado ao meio com uma Serra circular, uma artéria cortada com uma faca,fazendo jorrar sangue de frente ao personagem, e a tão famosa cena em que Cheng(Lee),corta ao meio a cabeça de um dos bandidos com um serrote com uma só mão (Uma curiosidade sobre o filme é que ele é feito por um dublê de bruce lee , e não o próprio). Em outra cena inteiramente cortada (que acontece ouco antes da batalha final, e também continha um momento de nudez do personagem), Cheng, sabendo que ele vai provalvelmente morrer or ser preso logo depois de ter vingança, decide visitar um bordel, e o jovem chinês acaba fazendo amor com uma prostituta tailandêsa.

Fonte: Wikipédia

domingo, 15 de janeiro de 2017

O filme Um Momento Pode Mudar Tudo


Filme Um Momento Pode Mudar Tudo

Bec (Emmy Rossum) é uma universitária meio perdida, que está se relacionando com um professor casado e perdendo o interesse no seu futuro acadêmico. Ela começa um novo trabalho, cuidando de Kate (Hilary Swank), uma mulher que sofre de uma doença terminal. Aos poucos, a jovem vai aprendendo a aproveitar o mundo, mas acaba se afastando cada vez mais da sua antiga vida.
Data de lançamento: 2 de abril de 2015 (Brasil)
Direção: George C. Wolfe
Música composta por: Jeanine Tesori
Adaptação de: You're Not You
Prêmio: Bambi: Melhor Atriz Internacional

sábado, 14 de janeiro de 2017

Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Resende do polêmico Nelson Rodrigues (1981)


Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Resende do polêmico Nelson Rodrigues (1981)

Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Resende do polêmico Nelson Rodrigues (1981). Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Resende é um filme brasileiro lançado em 26 de janeiro de 1981, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues.

Foi a segunda adaptação para o cinema da obra de Nelson Rodrigues, a primeira foi rodada em 1963 e a terceira foi produzida em 2008 e lançada em 2013.

Sinopse

Edgard é um rapaz humilde, fato esse que o constrange. Procurado por Peixoto, genro do milionário Werneck, dono da firma onde Edgard é escriturário, ele recebe a proposta de se casar com Maria Cecília, filha de Werneck, de 17 anos que fora currada por cinco negros. Pelo dinheiro, Edgard aceita, mas tem dúvidas por gostar de Ritinha, sua vizinha. Já com o casamento acertado, Edgard e Ritinha vão despedir-se num cemitério, onde ela conta o que faz para conseguir sustentar a mãe louca e as três irmãs. Toda a trama gira em torno das hesitações de Edgard, até sua escolha final.

Filme Demetrius e os Gladiadores 1954)


Filme Demetrius e os Gladiadores Completo e Dublado (1954)

Sinopse: Esta seqüência de enorme sucesso de "O Manto Sagrado" continua narrando a história de Demétrius (Victor Mature), o escravo grego que, após morte de seu senhor, é sentenciado a ser treinado como gladiador na arena romana. Lá, sua recém descoberta fé cristã é testada quando ele tem que enfrentar não apenas os lutadores e as feras da arena, mas também a má e sensual Messalina (Susan Hayward) e o imperador insano Calígula (Jay Robinson). Repleto de ação e seqüências de luta impressionantes, este é um épico heróico que você não pode perder.

Elenco:
Victor Mature ... Demetrius
Susan Hayward ... Messalina
Michael Rennie ... Peter
Debra Paget ... Lucia
Anne Bancroft ... Paula
Jay Robinson ... Caligula
Barry Jones ... Claudius
William Marshall ... Glycon
Richard Egan ... Dardanius
Ernest Borgnine ... Strabo
Charles Evans ... Cassius Chaerea

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O filme Atila , o Huno (2001)


Atila , o Huno (2001)

Dois mundos se confrontam e, com eles, os dois homens que personificam os valores e a essência desses mundos. Átila, Rei dos Hunos (Gerard Butler) é um idealista que vê mais no seu povo do que nele próprio. Ao passo que a felicidade dos hunos reside na pilhagem e extorsão das nações vizinhas, Átila pretende mais, considerando a possibilidade de um império e uma nova ordem mundial. O general romano, Flavius Aetius (Powers Boothe), personifica o melhor e o pior do Império Romano nos últimos anos de sua existência. Sua motivação provém de um objetivo primordial: é imperativo que Roma continue dominando o mundo. Duas perspectivas diferentes do destino, defendidas por dois homens mais poderosos do século... conflitos principais do Átila, o Huno.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Filme clássico El Cid de 1961


Filme clássico El Cid de 1961 (Dublado) 


O filme conta a história romanceada da vida do cristão e maior herói do Reino de Castela o cavaleiro Don Rodrigo Díaz de Bivar (Vivar), chamado de "El Cid" (do árabe as-Sidi, que significa "O Senhor"), que, no século XI, lutou contra o norte-Africano Almoravides e, finalmente, contribuiu para a unificação da Espanha. O filme é estrelado Charlton Heston no papel-título e Sophia Loren como Doña Ximena. Feito por Samuel Bronston Productions em associação com Dear Film Production e lançado nos Estados Unidos por Allied Artists Pictures Corporation, o filme foi dirigido por Anthony Mann e produzido por Samuel Bronston com Jaime Prades e Michal Waszynski como produtores associados. O roteiro foi de Philip Yordan, Ben Barzman e Fredric M. Frank a partir de uma história de Frank. A trilha sonora foi de Miklós Rózsa, a cinematografia realizada por Robert Krasker e a edição por Robert Lawrence. O filme teve sua estreia mundial no Teatro Metropole, Victoria, Londres, em 6 de dezembro de 1961.

Elenco:

Charlton Heston como El Cid
Sophia Loren como Doña Ximena
Herbert Lom como Ben Yussuf
Raf Vallone como García Ordóñez

O filme Tristão e Isolda de 2006


Filme completo dublado Tristão e Isolda (2006)


Em tempos sombrios, depois da queda do Império Romano, a fraca Grã-Bretanha está dividida em vários clãs que disputam o poder entre si, enquanto a poderosa Irlanda, intocada pelos romano.Ronan Vibert Bodkins, domina e manda nas tribos britânicas.

Para reverter a situação, o justo e nobre Marke, líder dos bretões, se encontra com chefes de outros clãs para tentar unir o país, mas acaba por ser atacado e assassinado por Morholt, líder os irlandeses, e seus seguidores. Na tentativa de salvar o jovem Tristão, Marke perde sua mão, mas garante a sobrevivência do jovem que ele criou como se fosse seu parente.

Anos depois, após mais um ataque das forças irlandesas, Tristão resgata seu povo, que havia sido capturado para servir de escravos para o malvado Morholt, que, nesse meio tempo, havia conquistado a mão da Princesa Isolda, com quem prometeu se casar.

Ao tentar tomar de assalto o castelo, Tristão é envenenado pela espada de Morholt, declarado morto por seus companheiros, e colocado em um barco funerário, após uma simbólica cerimônia. Isolda acaba por encontrar o barco e por se apaixonar pelo jovem rapaz, e quando ambos retornam para a Grã-Bretanha, a moça mente sobre seu nome para passar despercebido e poder viver com seu amor.

No entanto, após encontrar sua filha, o Rei Donnchadh, junto do traidor Wictred, decide promover um torneio, prometendo a mão de Isolda em casamento ao vencedor. Tristão enfrenta o desafio e o vence. Sem saber que Isolda é o seu amor, Tristão a oferece a Marke, para promover a união da Grã-Bretanha, mas quando ele a vê, a confusão toma conta de sua cabeça, e ele tem que decidir entre a amizade e lealdade por Marke, e o amor que sente por Isolda. Tristao e Isolda comecam a se encontrar escondidos porem são descobertos pelos reis Marke e Donnchadh que usa a traição para dar início a uma grande guerra entre os reinos. Após forte batalha na qual Tristão é perdoado por Marke, mas morre, a Bretanha vence. Tristão é enterrado, mas Isolda vai sempre a seu túmulo.

Elenco:

James Franco       Tristão
Sophia Myles     Isolda
Rufus Sewell       Lorde Marke
David O'Hara     Rei Donnchadh
Mark Strong     Wictred
Henry Cavill    Melot
Bronagh Gallagher     Bragnae

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O FILME CLÁSSICO O MANTO SAGRADO DE 1953 - DUBLADO.

Assista o filme dublado 

Filme dirigido por Henry Koster em 1953. O longa conta a trajetória de um tribuno romano que comanda a unidade encarregada da crucificação de Jesus. Distribuído pela 20th Century Fox, foi o primeiro filme produzido pela CinemaScope em widescreen.
Foi dirigido por Henry Koster e produzido por Frank Ross, com trilha sonora de Alfred Newman e cinematografia de Leon Shamroy. O roteiro foi adaptado por Gina Kaus, Albert Maltz e Philip Dunne, com base no livro homônimo de Lloyd C. Douglas, publicado em 1942. Douglas teria escrito o livro respondendo à pergunta: "O que houve com o soldado romano que ficou com o manto de Jesus?"

Sinopse

Marcellus Gallio (Richard Burton), tribuno militar e filho de um importante senador romano (Torin Thatcher), é um notório galanteador, mas sente-se atraído pelo retorno de seu amor de juventude, Diana (Jean Simmons). Porém, o imperador Tibério (Ernest Thesiger) havia prometido Diana em casamento a seu regente, Calígula (Jay Robinson).

No mercado de escravos, Marcellus vence uma aposta contra Calígula por um desafiante escravo grego chamado Demetrius (Victor Mature). Irado, Calígula transfere o tribuno para Jerusalém, na província da Palestina. Marcellus liberta Demetrius e o envia para sua casa, mas este prefere servi-lo para saudar seu débito de vida e o acompanha em sua viagem à Palestina. Antes de embarcar, Marcellus encontra-se com Diana e ambos declaram seu amor um pelo outro.

Marcellus chega à Jerusalém acompanhado do centurião Paulus (Jeff Morrow), no dia exato da entrada triunfal de Jesus. Demetrius, que acompanha seu mestre, aproxima-se de Jesus e sente o desejo de segui-lo. Dias após o encontro, Jesus é preso e condenado pelo procurador Pôncio Pilatos (Richard Bonne). Marcellus é encarregado de comandar a crucificação de Jesus, e através de um jogo de dados, ganha o manto que o vestia.

Ao retornar da crucificação, Marcellus pede a Demetrius que o cubra com o Manto, porém não suporta o mal-estar que o objeto lhe causa. Demetrius, já exausto, amaldiçoa a Marcellus e ao Império Romano e foge, levando consigo o Manto. Agora, Marcellus é atormentado por visões e pesadelos com a cena da crucificação. Tibério, então, ordena que o Manto seja destruído, assim como os seguidores de Jesus. A pedido de Diana, Tibério a concede em casamento a Marcellus, mesmo acreditando que ele esteja louco.

domingo, 8 de janeiro de 2017

O polêmico filme "Jovem e Louca" (Joven y Alocada) legendado


Filme completo

O filme é baseado na história real de Daniela (Alicia Rodriguez), jovem que criou o blog “Joven y Alocada” para contar em segredo as suas experiências sexuais. As histórias eram bastante cruas, impregnadas da franqueza adolescente e da coragem propiciada pelo anonimato.

Jovem Aloucada - FotoO filme adota uma estética pop e teen, incluindo momentos em animação, cenas com publicações do blog desfilando pela tela e muita trilha sonora adolescente. Daniela não é uma jovem particularmente politizada em seus relatos eróticos, apenas uma garota rebelde, não muito inteligente (ela deixa o computador ligado várias vezes, com indícios de suas aventuras) e temente à mãe e à igreja. Embora tenha sido filmado em 2012, o projeto parece envelhecido pela estética dos blogs antigos. Neste sentido, é impressionante como as produções que reproduzem imagens de tecnologia se tornam datadas, como reflexos diretos da época em que foram feitas.

Se Daniela não tem muita consciência do peso social de seu discurso, pelo menos a diretora Marialy Rivas adota um olhar mais consciente, certo? Não muito. O filme se diverte com algumas ousadias agradáveis, como animações de Deus despertando ereções em pênis flácidos, ou cenas de sexo que beiram o explícito, mas isso não impede que as instituições tradicionais sejam poupadas pelo filme. A igreja evangélica da mãe (Aline Küppenheim), o trabalho em um canal de televisão religioso e a escola conservadora pregam discursos contrários à livre sexualidade, embora nada na história conteste esta lógica. Daniela é censurada por todos ao redor, o que é visto como algo natural, compreensível. As duas únicas outras personagens que levam uma vida sexual livre – a irmã e a tia de Daniela – são convenientemente punidas com o exílio e com uma doença terminal.

Jovem Aloucada - FotoOu seja, por trás da aparência alegremente profana, do ritmo divertido e despojado do projeto, com suas câmeras na mão e sua iluminação negligentemente superexposta, existe um conformismo contrário à própria lógica do blog. A origem dos textos de “Joven y Alocada” era encontrar um espaço de liberdade total, onde Daniela experimentaria a homossexualidade, o sexo a três, o sexo anal e outras práticas. No filme, ela executa essas ações, mas em círculos sociais muito precisos e segregados. Por esta separação tão rígida entre vida sexual e vida familiar, os personagens coadjuvantes, sejam eles amigos (ou seja, ligados à esfera sexual) ou familiares (ou seja, ligados ao cristianismo) são todos bastante superficiais, limitados a representar a instituição em que se encontram. Talvez a ousadia maior da diretora seria sugerir possíveis encontros entre essas duas esferas, ao invés de se contentar com ilustrações de vaginas em chamas.

Por fim, é justamente o conservadorismo que entra a cena. É surpreendente quando uma reviravolta abrupta faz com que Daniela simplesmente aceite os dogmas da religião, incluindo a monogamia e outras restrições sexuais impostas pelas crenças evangélicas. O roteiro descreve este momento como uma espécie de iluminação divina, porque súbita, aleatória, e sintoma do amadurecimento da protagonista. Ou seja, profanem à vontade, caros jovens, mas quando ficarem mais velhos, vai ser preciso encaretar de novo. A conclusão de Jovem Aloucada, com belas frases vagas de cunho moral, estabelece uma triste constatação: embora o início mostre combinações lúdicas de Jesus ao lado de pênis e vaginas, a conclusão trata de afirmar que os dois são mesmo irreconciliáveis, e que o caminho divino talvez seja mais aconselhável do que os prazeres da carne. 


ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...