Pernambucano, nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, Paulo Freire influenciou a forma de educar, de pensar o mundo e se relacionar com ele. Uma das motivações para a elaboração de sua visão pedagógica partiu de seus estudos sobre a linguagem do povo. O seu legado se firma na pedagogia do oprimido, da indignação, da tolerância, da libertação, da emancipação, da autonomia, do diálogo, da crítica, da pergunta, da democratização, da cidadania, da conscientização, da esperança e dos sonhos possíveis. A escola, nesse contexto, compreende a própria vida. Freire combatia a transferência mecânica do conhecimento, defendia a escola como instrumento de leitura crítica do mundo, da palavra, de valorização das histórias de vida e do universo vocabular dos grupos populares. A idéia seria alfabetizar para a conscientização, para a participação política e para a libertação. Multiplicar a reflexão crítica sobre a condição de opressão e exploração possibilitando mudanças.
Paulo Freire participou do Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, sendo um dos seus fundadores e primeiro diretor. Destaca-se, principalmente, o trabalho realizado em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde começaram as primeiras experiências de alfabetização – o Método Paulo Freire. Em 1963, foi chamado a Brasília para coordenar, no MEC, a criação do Programa Nacional de Educação. No período militar Paulo Freire foi acusado de subverter a ordem ao utilizar suas campanhas de alfabetização, sendo preso e exilado por mais de 15 anos. Esteve em países como Chile, Bolívia, Suíça, Tanzânia e Guiné-Bissau. Participou de consultorias educacionais e desenvolveu programas de alfabetização. Em 1980, voltou ao Brasil e assumiu cargos de docência na PUC-SP e na Unicamp. Entre 1989 e 1991, foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo. Seus livros mais conhecidos são a Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo.
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