Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 25 de maio de 2015

OPINIÃO: A união entre Carlos Evandro e Sebastião não muda em nada o xadrez de 2016

Por Paulo Cesar Gomes


seba, duque e carlos
A uniã entre o Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, e o ex-prefeito Carlos Evandro, a princípio parece ser um fator determinante para o resultado das próximas eleições. No entanto, trocando em miúdos a nova aliança, é possível identificar que ela não muda muita coisa no cenário do próximo ano, pois não traz à tona qualquer elemento novo.


Por outro lado, a união reforça a tese de que os dois se sentiram enfraquecidos com o processo de cooptação realizado pelo prefeito Luciano Duque. A outra coisa a se vislumbrar é a instabilidade existente em torno do nome de Waldemar Oliveira, que até agora não conseguiu se concretizar como referência para o seu grupo político.

Dois fatores podem ser decisivos para a campanha de 2016. A primeira pode ser o lançamento de uma terceira candidatura, que ao que tudo indica será capitaneada por Marquinhos Dantas. Conta a favor o fato de que desde dos anos 90, sempre que um terceiro nome foi lançado, o prefeito que estava no poder não conseguiu se reeleger ou fazer o seu sucessor. A exceção foi Carlos Evandro em 2008.

Também é bom lembrar que Marquinhos Dantas saiu da eleição para deputado em pé de igualdade com Augusto César e Rogério Leão, que acabaram sendo eleitos. Com um discurso afiado e propositivo, e com o respaldo de um grupo político consistente, Marquinhos Dantas certamente irá tirar preciosos votos dos dois prováveis candidatos, principalmente do prefeito Luciano Duque. Porém, só um nome até o momento é capaz de colocar fogo na disputa: o de Sebastião Oliveira.

Para o bem e para o mal – isso do ponto de vista da metáfora – ‘Sebá’ traz consigo o retrospecto de ter sido derrotado por Duque, o que automaticamente o colocará em evidência para com a alternativa frente ao desgaste que o prefeito vem se submetendo ao longo do seu mandato. Agora é esperar para ver se Sebastião topa a parada ou irá assistir de camarote Luciano Duque engolir o seu grupo político como um predador.

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 25 de maio de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...