Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

OPINIÃO: Em Serra Talhada, a média de mortes de idosos é maior que a do Brasil

 Por Paulo César Gomes, Professor e colunista do Farol



Serra Talhada chegou a triste marca de 48 óbitos confirmados, na noite desta quarta-feira, 26. A triste marca impressiona por mostrar o grau de violência e tristeza que a doença vem marcando a vida de dezenas de famílias serra-talhadense. O vírus está matando mais que qualquer briga de família, ou até mesmo, do que em período de violência extrema, a exemplos do cangaço e do coronelismo.

Serra Talhada é hoje a segunda cidade em números de óbitos no sertão Pernambucano, ficando apenas atrás de Petrolina, com 69, e bem a frente de Arcoverde, 32; Araripina, 25; Salgueiro e Ipubi, 20. É bem verdade que as taxas de letalidade e mortalidade ainda são relativamente baixas e a cobertura de leitos hospitalares da rede pública e privada aumentou.

No entanto, um dado chama atenção, e faz a pandemia deixar o rastro de tristeza e dor em boa parte população. O alto índice de mortes de idosos é algo assustador e muito preocupante. Entre os 48 mortos, 87% eram idosos. É o mesmo que dizer que a cada de 10 mortes, 9 são de idosos.

A taxa de mortalidade no Brasil, até o dia 08 de agosto, era de 72,5%, ou seja, Serra Talhada está 10% a frente da média nacional. Diante disso fica uma questão importante para se debater: o que fazer para preservar a vida nossos idosos?

Segundo a Prefeitura Municipal, a maioria dos óbitos ocorreram porque as pessoas demoraram a ir buscar o atendimento médico. Essa é uma justificativa plausível. Outros acreditam que os procedimentos médicos envolvendo a entubação não estão salvando a vida dos idosos, mas essa é uma questão controversa porque não existe um estudo cientifico sobre o assunto.

O fato é que a cidade já está praticamente funcionando em todos os setores, inclusive com bares e restaurantes funcionado, e agora as quadras esportivas. Um único setor expressivo que não foi reaberto é o da educação presencial. Além do processo de reabertura, vale destacar que as pessoas que não usam máscaras não são multadas, mesmo que existe uma lei regulamentando a punição.

A bem da verdade, é que se a situação continuar assim e se algo não for feito urgentemente, mais idosos irão morrer. Filhos, netos e bisnetos irão continuar chorando a morte de entes queridos, amados e especiais. Tá na hora de protegermos aqueles que um dia nos protegeram!

 

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...