Escreva-se no meu canal

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A importância da sociologia no ensino médio

Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduo sem grupos, associações e instituições.
Ela é de grande importância para o jovem do ensino médio porque ela trás a tona um importante método para se construir uma sociedade melhor, o questionamento da sociedade, o questionamento de instituições, para ver o que é bom e o que é ruim para a sociedade. Ajuda no amadurecimento critico dos jovens, para que estes possam se situar no mundo em que vivem.
O filósofo e sociólogo Gilson Teixeira Leite (Jornal A Gazeta em 11/12/00) afirmou que “se é imprescindível dominar a informática e todas as novas tecnologias para uma colocação qualificada no mercado de trabalho, também se faz necessário, no universo educacional, problematizar a vida do próprio aluno, sua existência real num mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida: ético-moral, sociopolítico, religioso, cultural e econômico”. E conclui que “a volta das disciplinas humanísticas – filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras – tem muito a contribuir com a formação do jovem naquilo que lhe é mais peculiar: o questionamento. Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crítico das novas gerações, poderemos continuar sonhando, e construindo, um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver”.
A sociologia no ensino médio deveria ser obrigatória há muito tempo, e só veio a ser em junho de 2008.

FONTE: http://blogdokawatti.blogspot.com/

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...