Escreva-se no meu canal

domingo, 23 de outubro de 2011

O processo eleitoral em Serra Talhada em 3 atos: A Cidade Provinciana

Por Paulo César Gomes, professor, especialista em História Geral e bacharelando em Direito

A Cidade Provinciana (1º Ato)

A história de Serra Talhada está relacionada diretamente à política. Os fatos atuais comprovam isso, o que nos coloca em uma posição de destaque no cenário regional e nacional.

Mesmo com todo esse prestígio, Serra Talhada ainda vivencia uma prática política ao estilo provinciano, onde quem decide os rumos é o coronel. Nesse processo, extremamente conservador, a cidade se veste com as cores do seu candidato, com entusiasmo de um adolescente prestes a dar o seu primeiro beijo.

É bonito ver a cidade cheia de adesivos e bandeiras com as cores que são determinadas pelos coroneis. O povo é uma euforia só… Porém, a realidade provinciana logo vem à tona.

Ao olharmos o cenário grotesco e retrógrado em que nos encontramos, as indagações e inquietações começam a surgir: é essa a cidade que queremos ? Será que só servimos para levantar bandeiras? Colocar adesivos em nossas casas e em nossos carros? Quando as porteiras serão derrubadas e as vozes dos senhores não mais causarão tormento aos nossos ouvidos e a nossa consciência?

Ao que parece essa é uma realidade que irá perdurar por muito tempo, pois, a cada dia surge um novo coronel. Um coronel moderno, que já não usa botas e anda a cavalo, mas, que continua usando a força e violência.

Força para nos impor escolhas e opiniões que nos levam para atraso a exclusão. Violência que já não é mais corporal, mais que deixa marcas profundas na personalidade e no intelecto.

O resultado dessa fórmula bizarra está aos nossos olhos! Basta observarmos que a cidade ainda possui um aspecto físico dos anos 80 do século passado, o nosso trânsito é caótico, as nossas ruas e avenida são esburacadas e sem planejamento urbanístico, as nossas praças não são arborizadas… (alguns irão dizer quem sim).

Mais como isso é possível se já tivemos presidente da República, ministro de Estado, governador, deputados federais e estaduais oriundos de nossa província?

A resposta é simples: na província, enquanto o povo levanta bandeiras e alimenta a esperança em dias melhores, os coroneis, gozam dos prazeres do poder para se enriquecerem e apenas aparecem em períodos eleitorais com discursos emotivos, lágrimas, declarações de amor e as velhas promessas.

A nós, meros provincianos, só restar esperar que o progresso e a tecnologia cheguem para nos proporcionar uma nova cidade ou, quem sabe, se quebrarmos os cabrestos e aprendermos o valor e a importância do nosso simples e digno voto, conseguiremos banir de vez os coronéis que tornam nossa cidade uma província.


Publicado no site Farol de Notícias de SerraTalhada no dia 23 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...