Escreva-se no meu canal

terça-feira, 15 de novembro de 2011

RESENHA - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

As busca de soluções para resolver conflitos é milenar e têm evoluídoconforme os processos sociais se desencadeiam. Nesse sentido, o desenvolvimento das práticas de mediação, conciliação e arbitragem, ocupam um espaço de destaque no cenário jurídico.

A mediação de conflitos tem sido apontada por alguns especialistas como uma alternativa para acelera a solução de casos que podem ser resolvidos pelas próprias partes, sem a interferência de um terceiro.

A bandeira da conciliação tem sido levantada por setores da esfera judicial e também por Organizações Não Governamentais, o que demonstra a legitimidade e a eficácia dessa forma de solucionar conflitos.

Iniciativa como a do Núcleo de Mediação e Cidadania (NMC) da Universidade Federal de Minas Gerais, um projeto do Programa de Pólos de Cidadania, vinculado à Faculdade de Direito da UFMG, têm conseguido resultados extremamente satisfatórios.

As mediações atende a vários setores da sociedade, desde conflitos familiares, a brigas de vizinhos. As reuniões ocorrem em ambientes organizados, autônomos e pacíficos.

Os Núcleos ou Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem enfrentam alguns obstáculos no sentido de convencer o cidadão da eficácia, porém, as pessoas que passaram por esse método de negociação aprovam essa prática

Fica claro que é necessário um trabalho intenso de divulgação e proliferação dessa prática, para que a sociedade se senta segura apara recorrer a essa forma de solucionar conflitos com frequência. Por outro lado, é importante destaque a ação dos vários órgãos públicos e ONGs que estão desencadeando esse processo por todo o Brasil.

As medições realizadas amenizaram as estantes de vários Fóruns pelo Brasil e também ajudaram a diminuir a violência corriqueira em situações de conflito. São os mediadores buscando fazer justiça de forma igualitária e pacifica.Prof. Paulo César Gomes - 3o. Período de Direito - FIS Serra Talhada, setembro de 2011.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...