saudade1[1]
O primeiro cinema de Serra Talhada – na época ainda era chamada de Vila bela – começou a funcionar o Cine – Theatro São José, que pertencia a Sérgio de Souza Mello. O cinema funcionou precariamente na Rua Grande, hoje Praça Dr. Sérgio Magalhães, sempre exibindo “filmes mudos”, com destaque para os filmes dirigidos e estrelados pelo genial Charles Chaplin. No final dos anos 30, foi inaugurado o cinema no Clube Social Lido, de propriedade do Sr. José Rufino da Silva.


O mais popular de todos os cinemas foi o Cine Art, que  foi construído pelos irmãos empreendedores Gomes Lucena em 1951, nas imediações da rua Agostinho Nunes Magalhães e Rua 15 de Novembro, com a exibição do filme inaugural “Romance em Alto Mar” com Dóris Day e Jack Carson. Em 13 de maio 1973, o Cine Art foi reinaugurado com suas novas estruturas já Praça Agamenom Magalhães – o marco zero da cidade -, com capacidade para mais de 400 pessoas.

O Cine Plaza foi inaugurado em 12 de julho de 1958, com um auditório que cabia mais de 700 pessoas. O empreendimento pertencia ao José Aureliano Acioly, mais conhecido por ‘seu’ Lourinho, e ficava localizada na Rua Agostinho Nunes de Magalhães.

Durante quase três décadas os Cine Art e o Plaza disputaram as atenções dos serra-talhadenses. Mas no início dos anos 80, com a massificação do uso do aparelho e TV, os cinemas foram perdendo espaços. Mesmo sendo usados para festas e eventos de colação de grau de escolas e da FAFOPST, os dois cinemas não resistiram e fecharam as portas.

Após o fim melancólico o Cine Plaza foi vendido a Igreja Universal e o Cine Art hoje é usado com uma casa de recepções. Quais lembranças ficaram na sua memória deste período. 







cine-art