Escreva-se no meu canal

domingo, 28 de junho de 2015

OPINIÃO: Os discursos facistas e hipócritas estão manchando ainda mais a política brasileira

Por Paulo César Gomes, professor e escritor serra-talhadense

Um discurso extremamente fascista começa a tomar conta do Brasil e tem como pano de fundo a defesa dos valores familiares, da ética, da moral, do puritanismo… Velhas bandeiras que são empunhadas pelo que existe de mais atrasado neste país e que durante cinco séculos foram incapazes de mudar a face da nação.

O Brasil está se tornando refém do conservadorismo que se expressa através do Congresso Nacional, representado pelas bancadas do agronegócio (ruralista), da bala, da bíblia, da bola, que confundem liberdade de expressão com “avacalhação”. Esses “guardiões dos interesses nacionais” nunca moveram uma palha para questionar as atrocidades que foram cometidas durante a Ditadura Militar. Não é atoa que eles defendem a volta de um regime repressor.

Toda essa discussão nos remete a forma como o nazismo e fascismo, liderados por Hitler e Mussolini respectivamente, assumiram o poder na Alemanha e na Itália, e posteriormente desencadearam uma das maiores barbáries já comentadas contra a humanidade, o holocausto contra os judeus.

Em um regime democrático, a liberdade de expressão, de religião, de orientação sexual e política deve prevalecer sobre os interesses individuais. É assim que se amadurece, socialmente e culturalmente. É com o livre debate que se aprende a conviver com o oposto, com o diferente. Desta forma, as atitudes demagógicas e hipócritas não seriam praticadas com tanta ênfase em marginalizar, ainda que a intenção fosse essa, elas seriam vistas como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna!

Forte abraço a todos!

Publicado no portal Farol de Noticias de Serra Talhada, em 28 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...