Escreva-se no meu canal

domingo, 12 de junho de 2016

OPINIÃO: Os erros da oposição podem pavimentar a reeleição do prefeito Luciano Duque

Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

A pesquisa Múltipla/Farol divulgada essa semana, revela o que nos bastidores da política já se comentava: a liderança sossegada do prefeito Luciano Duque, com 42,3%. 19 pontos percentuais a frente de Dr. Nena Magalhães, o segundo colocado.

Vários fatores podem explicar essa confortável vantagem. O primeiro, é o racha da oposição, que por vaidade e por omissão política nos últimos três anos e meio, não foi capaz de construir uma candidatura única. A grande prova do erro da oposição é que se somado os números dos cinco candidatos, Luciano seria derrotado por uma diferença de 8,4%.

Outro elemento determinante é a rotina semanal de inaugurações que a gestão petista vem fazendo nos últimos meses. Essa sequência de eventos tem levado o prefeito a se aproximar mais da população, ao mesmo tempo em que fica caracterizada a existência de uma pré-campanha. O interessante é que a oposição silencia diante desse contexto e nem ao menos questiona o uso eleitoral das inaugurações.

A última observação a ser feita, é em relação à frustrante tentativa de aliança entre o prefeito Luciano Duque eo deputado Sebastião Oliveira, que no frigir dos ovos acabou sendo uma jogada certeira do petista e um tiro no pé do republicano. O resultado disso foi à caída de Dr. Fonseca e ascensão de Dr. Nena e de Marquinhos Dantas.

Se a oposição continuar batendo cabeça e se não houver nenhum erro estratégico do governo, Luciano Duque terá uma reeleição tranquila assim como a de Carlos Evandro, em 2008. Isso porque, a campanha será mais curta esse ano, o que torna o caminho da oposição mais difícil, já que ela não conseguiu desconstruir a imagem da gestão atual. Além disso, o eleitorado serra-talhandese se acostumou a votar pela “segurança” e pela “continuidade” e só votou pela mudança quando se deparou com gestões desastrosas.

Um forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...