Escreva-se no meu canal

domingo, 5 de outubro de 2014

OPINIÃO: O que sobrou das manifestações de rua e os palpites dos votos em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes, Professor e escritor serra-talhadense


Chegamos ao tão esperado fim do 1º turno com a surpreendente disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) pela vaga no 2º turno para enfrentar a presidenta Dilma Rousseff (PT). ( Na minha opinião dá Marina com uma margem pequena de votos). No entanto, antes que as urnas sejam abertas é preciso que se avalie todo o processo em curso, principalmente no que se refere ao movimento “vem pra rua”, ocorrido em 2013.

Pelos números das últimas pesquisas é possível dizer que resultado das eleições em muito pouco altera o quadro político nacional, que continuará sendo liderado pelos mesmas lideranças políticas e pelos mesmos partidos – PT, PMDB, PSDB, PSB, PTB, DEM, DEM, PR, PCdoB -, o que mostra uma falta de sintonia com a revolta da população que foi às ruas em junho do ano passado. Mas o que de fato aconteceu ao longo de um ano e quatro meses? Nada, absolutamente nada! O movimento foi e continua sendo importante, no entanto, a opção por não escolher liderança fez com quer ninguém fosse capaz de ser identificado como sendo “o porta-voz” das mudanças, isso porque ficou faltando “a cara” que representasse os milhares de brasileiros e as suas reivindicações.

A liderança que poderia ter assumido esse papel era Marina Silva, mas ao invés de continuar no PV – já que o seu partido a REDE não foi reconhecido – ela preferiu embarcar no projeto do ex-governador Eduardo Campos. Um projeto que era mais pessoal do que coletivo. O resultado é que após a morte de Eduardo, Marina foi ungida a condição de candidata à presidenta e com ela emergiu uma série de contradições, desde ter um vice que representa o agronegócio, até as mudanças na sua proposta de governo para o segmento LGBTs, entre outras. Além disso, a campanha de descaracterização feita pelo PT levou Marina às cordas, o que facilitou o renascimento da candidatura de Aécio e do discurso do antipetismo.

Diante desse resultado, fica a sensação de que as manifestações foram vitoriosas até o momento em que surgiram os “black bloc”, depois disto os movimentos foram banalizados e colocados no rol dos grupos de arruaceiros e baderneiros. O que infelizmente acabou influenciando de forma decisiva na definição do cenário político nacional.

Palpite para o resultado das urnas em Serra Talhada:

Deputado Federal:
1º. Sebastião Oliveira;
2º. Pedro Eugênio;
3º. Marinaldo Rosendo:
4º. Gonzaga Patriota;
5º. Zeca Cavalcanti;
6º. Fernando Ferro.

Deputado Estadual
1º. Manoel Santos;
2º. Augusto César;
3º. Rogério Leão;
4º. Marquinhos Dantas;
5º. Lucas Ramos;
6º. Rodrigo Novaes.

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 05 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...