Escreva-se no meu canal

domingo, 19 de outubro de 2014

OPINIÃO: Os debates para presidente revelam a verdadeira face da política brasileira

Dilma e Aécio


Por Paulo César Gomes, professor, escritor e historiador serratalhadense

Os debates presidenciais estão quebrando todos os recordes de audiências das emissoras que realizam o evento. Conclui-se, então, que essa é a primeira vez que a grande maioria dos brasileiros param para assistir ao confronto de dois candidatos que disputam o cargo mais importante do país.

O contraditório desse momento histórico é que essa sequência de embates está sendo considerado como a pior já vista desde 1989. Então, o que há de bom nesses debates para chamar tanta atenção da população?  A resposta é simples. A realidade nua e crua!

O que estamos vendo, lendo e ouvindo é verdadeira cara da política brasileira. E dessa forma que se debate no Congresso Nacional, nas CPI’s, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras de Vereadores. Onde existirem políticos se enfrentado pelo poder, a tendência é que o nível seja de mediano para baixo.

Mas de quem é a culpa por tanta incoerência? Do próprio eleitor que não privilegia o debate de ideias e de propostas, não “curtir” o alto nível de uma discussão política. Uma prova disso é que a população foi às ruas em junho de 2013 pedindo mudanças.

No entanto, a maioria dos deputados federais e estaduais eleitos pelo país afora são parentes de que já têm mandato, ou seja, os vencedores como sempre são aquele que praticam o carreirismo e acabam por se perpetuar na política. Infelizmente não se renovam as lideranças, o que faz com que as velhas práticas se repitam.

Mesmo que o eleitor não queira admitir por razões diversas, o fato é que o poder de decisão está com ele, seja para ligar a televisão ou o computador, e principalmente na hora de votar. Mas infelizmente o eleitor ainda é muito vulnerável à emoção que uma campanha produz. Não resiste à força de um discurso embriagante e demagógico.

E por isso mesmo aceita com facilidade um debate político que mais parece uma luta de UFC. Um combate sem muitas regras e compostura, mas que para alegria geral será decidido pelo voto dos juízes, nesse caso, o próprio eleitor!

Um forte abraço a todos e a todas e até á próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 19 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...