Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

OPINIÃO: Número de comissionados na PMST deu um salto; estamos na contramão da crise?


Cargos Comissionados
Paulo César Gomes é escritor e professor

Enquanto a Assembleia Legislativa de Pernambuco e os governos federal e estadual anunciam que vão reduzir ministérios, reduzir os cargos comissionados e cortar gastos, a Prefeitura de Serra Talhada demonstra que pelo menos por aqui o período de vacas magras ainda não chegou.

Segundo o Portal da Transparência da gestão municipal, em janeiro de 2015 existiam 206 cargos comissionados, já em junho a quantidade chegou a 224, ou seja, 18 novos cargos foram criados em menos de seis meses. Ao mesmo tempo, o site informa que ainda em janeiro existiam 435 contratos e que em junho esse número subiu para 672. Um aumento de 237 cargos.

Coincidência ou não, o período em que os dados foram levantados corresponde ao mesmo em que o prefeito iniciou o processo de cooptação de ex-adversários. Como já tínhamos tido anteriormente, a conta pelas cooptações das lideranças políticas será paga com o dinheiro público (veja).

Caso novas cooptações sejam feitas e novos cargos comissionados sejam criados, estaremos, de fato, sendo comandados por um dos melhores prefeitos do Brasil que acabará de vez com a estigma de que Luciano Duque não sabe administrar. Do contrário, estaremos vivendo início preocupante em relação às contas públicas, pois quem prometeu agora tem que pagar, e não adianta anotar no caderninho como se fazia nas antigas bodegas.

A verdade é que a gente tem que torcer para que o município não quebre, como está acontecendo com estado de Pernambuco, onde o governo não paga nem as conta telefônicas e o expediente foi reduzido para diminuir o consumo de energia elétrica. Isso tudo me lembra um conselho dando pelo meu saudoso avô “no pote onde só se tira e não se bota, uma hora vai faltar água!”

Um forte abraço e a até a próxima!

Publicado no Portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 30 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...