Escreva-se no meu canal

terça-feira, 25 de agosto de 2015

OPINIÃO: Os vereadores contra a redução do recesso de 30 dias são corporativistas


paulo césar
Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol


A rejeição de alguns vereadores de Serra Talhada ao projeto de Emenda a Lei Orgânica, de autoria do vereador Marcos Oliveira (PR), que reduz o recesso parlamentar de 60 para 30 dias, demonstra como o Poder Legislativo no Brasil é corporativista, e a Câmara de Vereadores da Serra Talhada nesse momento não foge a regra.

O Brasil vive um momento de grande embate político, onde temáticas como a ética e a moral fazem parte da pauta do cotidiano nacional. Muito se questiona o poder executivo, mas ao mesmo tempo, fecham-se os olhos para algumas aberrações cometidas pelo Legislativo, que a cada dia que passa se torna mais fisiológico, e consequentemente, exposto a todos os tipos de lobby e ao pagamento de propina.

O projeto do vereador Marcos Oliveira significa um avanço para o parlamento local, já que os parlamentares são teoricamente os funcionários do povo, e na prática, recebem muito bem para isso. O interessante é que quando a coisa beneficia os próprios vereadores tudo flui com rapidez e tranquilidade, a exemplo do projeto lei que aumentou o número de vereadores de 15 para 17, onde não houve resistência por parte dos que hoje são contrários à redução do recesso.

Outro detalhe a se destacar é a eficiência em lidar com as coisas relacionadas à gestão municipal, que historicamente sempre são aprovadas pela Câmara, sem muitos questionamentos, fazendo jus ao dito popular “uma mão lava a outra e a duas lavam a cara”.

A verdade é que se os nossos parlamentares trabalhassem somente seis meses ou os 365 dias do ano, não iria fazer muita diferença, já que as coisas só funcionam quando o assunto é de interesse pessoal ou da gestão a qual defendem. Desse ponto vista seria bom que Marcos Oliveira não retirasse o seu projeto e fosse até o fim, mesmo que não venha a ser aprovado pelos seus pares, terá ajudado de forma indireta a mostrar uma das faces existentes da Câmara Municipal, que é a de ser cooperativista.

Um forte abraço e até a próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 25 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...