igreja
Fotos: Farol de Notícias/Paulo César Gomes

Era um domingo à tarde, do mês de dezembro de 1992, quando surpreendentemente um barulho estranho ecoa pelo bairro da Caxixola, em Serra Talhada. Ao saírem de suas residências os moradores se deparam com uma imagem chocante.

Uma nuvem de poeira cobria o local onde havia sido erguida a Igreja do bairro. Incrédulos, os moradores tentavam entender como o templo, construído com doações e campanhas financeiras realizadas pelos fieis, pode vir abaixo em tão pouco tempo.

As obras de construção tiveram início em agosto de 1990, sendo escolhido como padroeiro São Francisco de Assis. Os alicerces foram cavados pelos moradores e as paredes erguidas com a mão de obra de pedreiros e serventes do bairro. Durante alguns meses as celebrações e novenas foram realizadas no local, mesmo sem que existisse ainda cobertura.

Nesse período, uma brincadeira infantil quase acaba em tragédia. Em uma noite de novena do mês mariano, um adolescente colocou uma bomba junina em baixo de uma lata. O inesperado então acontece. A explosão destruiu a lata. Um dos fraguimentos entrou pela janela da Igreja e atinge o pulso de uma jovem que assistia a novena.

A jovem é socorrida às pressas para o Pronto Socorro São José, onde recebe os primeiros socorros e se atestou que a mesma não sofreu maiores danos. Poucos meses depois, a cobertura de madeira e telhas é colocada, o que trás grande alegria para bairro. Algumas missas foram realizadas no local, sempre com grande publico, inclusive na noite anterior ao desabamento.

Análises preliminares deram conta de que a Igreja veio abaixo porque um dos encaixes das linhas que sustentava o telhado não suportou o peso e acabou vindo abaixo. Em abril de 1995, o novo templo foi inaugurado no mesmo local do antigo. A noite de inauguração prestigiada por uma multidão, que se espremia em meio as confortáveis estruturas. Eis que o inesperado novamente volta atormentar os féis.

Enquanto o Padre realizava a homilia, uma chuva torrencial começou a cair, raios e trovões se confrontavam com o silencio e perplexidade do público. Para completar, um vento de grandes proporções aprecia querer levar o telhado recém instalado. O medo então domina as mentes das pessoas, que com receio de um desabamento saem em disparada.

Poucos foram os que ficam no local. Depois de 15 minutos o temporal passa e a população lenta retorna ao templo ainda em tempo de receber a comunhão. Passado mais de 21 anos de ser reerguida, a Igreja de São Francisco continua recebendo fieis periodicamente, muitos nem imaginam da fantástica história do local.

Um forte abraço e até a próxima!
igreja 2