Escreva-se no meu canal

domingo, 6 de janeiro de 2013

Inocêncio, Augusto César e a falta de autocrítica pública sobre a inusitada aliança

Paulo César é professor especialista em História Geral
 
Mesmo sendo um fato ocorrido ainda em 2012, a aliança entre Inocêncio Oliveira (PR) e Augusto César (PTB) merece uma importante reflexão, pois os ex-adversários ainda não fizeram uma autocrítica pública sobre a guerra política que travaram durante décadas, bem como os reais motivos da inusitada aproximação. Para alguns, pode parece normal uma aliança em nome do avanço do município, porém é importante lembrarmos que a disputa que dividiu a cidade provocou desavenças e muita desunião. Sendo assim, podemos dizer que a união foi importante. No entanto é preciso analisar alguns episódios protagonizados pelos “novos amigos”.
 
A começar pelas definições históricas que Inocêncio já deu a Augusto, entre elas, por exemplo: “prefeito de uma obra só”, uma referência à reforma da Praça Manoel Pereira Lins, e a mais marcante de todas, “deputado seismezinho”, uma alusão aos salários (cinco meses e o 13º. salário) dos funcionários que não foram pagos por Augusto no final da sua gestão em 1996. Sem falar do bloqueio de verbas para o município, iniciativa do deputado republicano para prejudicar a administração do petebista, além disso, Inocêncio moveu um processo contra Augusto na Nona Vara Cível da capital.
 
“Para alguns, pode parece normal uma aliança em nome do avanço do município, porém é importante lembrarmos que a disputa que dividiu a cidade provocou desavenças e muita desunião. Sendo assim, podemos dizer que a união foi importante”
 
Por outro lado, o grupo de Augusto foi responsável pela denuncia de compra de votos que cominou com a condução de pessoas intimas do deputado Inocêncio ao Fórum local. Esses são apenas alguns pequenos exemplos do nível em que os dois parlamentares travavam o embate político. Porém, ainda que os neo-aliados tentem passar uma borracha por cima de tudo isso, a sociedade precisa de uma explicação que seja mais convincente, pois o povo não é mais bobo, um exemplo claro foi o resultado da última eleição, na qual se verificou que houve uma grande rejeição a tal aliança.
 
Mesmo que os deputados não falem sobre o assunto, o tempo se encarregará disso. E aí ninguém conseguirá esconder que tudo não passou de uma cortina de fumaça, que tudo não passava de puro oportunismo, e que na verdade, as antipatias, as indiferenças, as divergências continuam as mesmas, ainda que os interesses políticos sejam similares. No entanto algo mudou! E essa mudança está expressa na vontade da maioria dos serra-talhadenses, e se caso essa postura de rejeição venha a ser bem trabalhada pelos adversários de Inocêncio Oliveira e Augusto César, dificilmente a dupla junta irá conseguir conquistar a Prefeitura de Serra Talhada, ou talvez nunca mais consiga!
 
“Porém, ainda que os neo-aliados tentem passar uma borracha por cima de tudo isso, a sociedade precisa de uma explicação que seja mais convincente, pois o povo não é mais bobo, um exemplo claro foi o resultado da última eleição, na qual se verificou que houve uma grande rejeição a tal aliança”



Publicado no site Farol de Notícais de Serra Talhada, em 06 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...