Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A antropologia e as torcidas de futebol – diversidade cultural e etnocentrismo


Nos dias atuais, a experiência de torcer para um time de futebol no Brasil guarda alguma correpondência com aquelas ações ritualisticamente etnocêntricas utilizadas para mapear e estranhar o “outro”, tão comuns quando se tem indivíduos de culturas diferentes tentando se compreender mutuamente. É comum nestes exercícios – às vezes jocosos, às vezes violentos – construir uma imagem caricaturizada do outro time e da outra torcida como uma entidade repleta de defeitos. 
Exagera-se na desqualificação, atribuem-se falhas biográficas, minimizam-se qualidades e conquistas. Essa dicotomização entre o “nós” e os “outros” é uma prática social bastante comum na humanidade. Através dela costuma-se dispor opositiva e constrastivamente nações, etnias, tribos, clãs, (…) subgrupos sociais que ocupam algum grau de antagonismo. No caso do futebol, há toda uma variedade na forma como isso acontece. Pode comportar desde a jocosa e inofensiva “flauta” até atos violentos de ódio alterofóbico (alterofobia= repulsa pelo outro). No primeiro caso trata-se de piadas, trocadilhos, etc., que tornam a rivalidade uma grande brincadeira a dramatizar lúdicas rupturas na unidade social. 
No segundo caso trata-se, quase sempre, de violência física e/ou simbólica, desferida contra o outro campo, alimentada por um tipo de autorrepresentação muito positiva de si mesmo e uma percepção altamente desqualificadora do outro que pode se valer de acusações racistas, xenofóbicas, homofóbicas, etc. A antropologia, através dos trabalhos produzidos por pesquisadores do tema, pode nos auxiliar na percepção das sutilezas desses antagonismos, sejam eles lúdicos ou violentos. Cabe, contudo, à sociedade, socorrendo-se desses saberes, encontrar meios de controlar essas manifestações perniciosas.
Fonte: Jornal Mundo Jovem – Encarte de Sociologia – setembro de 2009

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...