Escreva-se no meu canal

terça-feira, 9 de abril de 2013

ARTICULAÇÃO: Pajeú deve ganhar Instituto Histórico e Geográfico até o final do ano



O Sertão do Pajeú terá em breve um Instituto Histórico e Geográfico (IHGPajeú). Formatado para atuar como o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), só que em escala micro-regional, o IHGPajeú terá, entre outras funções, o papel de reunir, metodizar, publicar e arquivar documentos necessários para a história e a geografia do Pajeú. Preparando o caminho da fundação do Instituto, no sábado (6), uma comissão formada pelo Prof. Alberto (FIS), Tarcísio Rodrigues (Fundação Cultural Casa da Cultura), Prof. Paulo César Gomes (Escola Antonio Timóteo), Prof. Dierson Ribeiro (Acadêmica Serra-Talhadense de Letras), vereador e Prof. Augusto Martins (FAFOPAI), o Prof. Roberto Gomes (FAFOPAI) e o artista plástico Fred Pinto, esteve reunida na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeiras, a 80 km de Serra Talhada, para acertar os detalhes sobre quando o órgão será criado e como irá trabalhar.

“Esta é a terceira reunião da comissão. A criação do Instituto vem atender aos anseios de pesquisadores, historiadores e estudiosos que pesquisam sobre a região. É uma forma de reunirmos no mesmo local obras de pajeuzeiros e que falem sobre todos os municípios da localidade, facilitando o trabalho de alunos e professores, e também de pesquisadores e historiadores que debruçam-se sobre a história de uma das regiões culturalmente mais ricas no Estado”, disse o escritor e presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, Tarcísio Rodrigues.

Segundo o pesquisador e vereador em Afogados da Ingazeira, Augusto Martins, o IHGPajeú deve começar a funcionar até o final deste ano. “Alguns pontos já estão definidos, como a sede física do Instituto que ficará localizada em Serra Talhada. Pretende-se que seja mantido uma biblioteca com acervo sobre a região bem como um museu e auditório. Inicialmente e de forma provisória o Instituto funcionará nas dependências da Casa do Artesão em Serra Talhada”, comentou. A próxima reunião acontecerá no dia 11 de maio, desta vez em Triunfo, e está aberta a todos os pesquisadores interessados em contribuir com a ideia.

Farol de Noticias

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...