Escreva-se no meu canal

terça-feira, 9 de abril de 2013

Está surgindo na região o Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú


          
No sábado (6), estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeiras a Comissão de fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGPajeú), formada pelo Prof. Alberto (FIS), Tarcísio Rodrigues (Fundação Cultural Casa da Cultura), Prof. Paulo César Gomes (Escola Antonio Timóteo), Prof. Dierson Ribeiro (Acadêmica Serra-Talhadense de Letras), vereador e Prof. Augusto Martins (FAFOPAI), o Prof. Roberto Gomes (FAFOPAI) e o artista plástico Fred Pinto.

           Esta é a terceira reunião da Comissão, as duas primeiras aconteceram na Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, entidade que está patrocinando a criação do Instituto.

          Segundo o professor universitário e ex-padre Alberto, a criação do Instituto vem atender aos anseios de pesquisadores, historiadores e estudiosos que pesquisam sobre a região. "É uma forma de reunirmos no mesmo local obras de pajeuzeiros e que falem sobre todos os municípios da região, facilitando o trabalho de alunos e professores, e também de pesquisadores e historiadores que debruçam-se sobre a história de uma das regiões culturalmente mais ricas no Estado", diz ele.

            As reuniões, conforme informa o vereador e pesquisador Augusto Martins são para discutir e elaborar o Estatuto do IHGPajeú, que pretende-se esteja sendo instalado até o final deste ano.

            Alguns pontos já estão definidos, como a sede física do Instituto que ficará localizada em Serra Talhada e a sede política no município que detiver a presidência do mesmo.

             Na sede física pretende-se que seja mantido uma biblioteca com acervo sobre a região bem como um museu e auditório.

             Inicialmente e de forma provisória o Instituto funcionará nas dependência da Casa do Artesão, mas seus fundadores acreditam que em pouco tempo já estejam em uma sede própria.

             A Criação do IHGPajeú é mais uma prova da vitalidade cultural e histórica da região.
             A próxima reunião acontecerá no dia 11 de maio, desta vez em Triunfo.
             
           
Papiro Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...