Escreva-se no meu canal

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

OPINIÃO: Faltou oposição ao governo Carlos Evandro, por Paulo César

Paulo César é professor especialista em História Geral

Em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, o governo Carlos Evandro (sem partido) atingiu a impressionante marca de 87% de aprovação, algo que nunca aconteceu com qualquer outro gestor. Muito se fala sobre o “sucesso” da gestão, porém pouco se fala sobre a conjuntura em que se deram os oito anos de mandato do atual prefeito. É indiscutível que a gestão Carlos Evandro foi bem sucedida, com avanços em algumas áreas sociais e estruturais. Além disso, o prefeito contou também com forte investimento do Governo Federal para a implantação e o desenvolvimento de diversos projetos.
 
No entanto, é importante frisar que politicamente o prefeito nunca se deparou com uma oposição qualificada e com um discurso coerente. Isso ocorreu porque o político indicado para desempenhar esse papel era o ex-prefeito Geni Pereira (PSB) que foi adversário do prefeito em três eleições, vencendo uma e sendo derrotado nas outras duas. Como Geni Pereira não reuniu as condições políticas para desempenhar a função, a tarefa recaiu sobre o líder do grupo, o deputado Augusto César (PTB). Em oito anos de mandato de Carlos Evandro, Augusto César não foi capaz de construir um discurso consistente para se contrapor e que de contra partida conseguisse agrupar os opositores em um trincheira forte e resistente.
“A maior prova disso foi visto na eleição de 2008, quando “Carlão” disputou a reeleição contra três candidatos de oposição. Oportunidade em que os opositores não conseguiram emplacar nenhuma marca negativa ao governo. Outro fato importante é o de que o prefeito sempre contou com o apoio fiel da maioria dos vereadores, sem contar que conseguiu com facilidade negociar com o sindicato dos professores”
 
A maior prova disso foi visto na eleição de 2008, quando “Carlão” disputou a reeleição contra três candidatos de oposição. Oportunidade em que os opositores não conseguiram emplacar nenhuma marca negativa ao governo. Outro fato importante é o de que o prefeito sempre contou com o apoio fiel da maioria dos vereadores, sem contar que conseguiu com facilidade negociar com o sindicato dos professores. Desta forma, alguns episódios negativos do governo não foram explorados corretamente a ponto de criar na cabeça da população outra visão da gestão. Entre os fatos explorados de forma equivocada podemos citar: os dois concursos públicos, a primeira dama ocupando cargo de confiança (um caso típico de nepotismo), entre outros.
 
Na verdade, a gestão Carlos Evandro conseguiu se superar em relação aos anteriores, no entanto, acreditar que ele beirou a perfeição com quase 90% de aprovação, chega a ser hipocrisia. Mesmo sabendo que a matemática é uma ciência exata e de que os números não mentem, ainda prefiro ver alguns fatos políticos pela ótica de Nelson Rodrigues, que
dizia: toda unanimidade é burra!

Um forte abraço e um Feliz Natal a todos e a todas!

Publicado no site Farol de Notícias de Serra Talhada, em 22 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...