Escreva-se no meu canal

quarta-feira, 17 de março de 2010

Caravana em defesa do Rio Pajeú na semana mundial da Água

No próximo dia 26 de março, junte-se à caravana em defesa do Rio Pajeú!
Percurso : começa em Serra Talhada e encerra em Brejinho!
A caravana passa por: Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira e São José do Egito.
HistóricoEssa preocupação com a recuperação dos Riachos de nossa região começou no ano de 2002, numa parceria entre o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central, O Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR – e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Sertão Central / FETAPE. O primeiro trabalho foi no Riacho Olho D’água (Santa Cruz da Baixa Verde), que nasce nesta localidade e desemboca no Rio Pajeú. Em 2009, num ato público em Serra Talhada, levamos essa reflexão do descaso com o Rio Pajeú para a sociedade e as autoridades locais, dando mais um passo na construção de estratégias para o enfrentamento do grande desafio que é a “Recuperação do Rio Pajeú”.
O Rio Pajeú HojeO Rio Pajeú está bem diferente de 30 anos atrás, quando se utilizava as suas águas para os mais variados usos, inclusive o consumo humano. Hoje, o Pajeú se vê ameaçado pelos mais diversos processos de destruição, entre eles: a descarga de esgotos urbanos, o assoreamento da sua calha provocado, principalmente, pela retirada desordenada da areia e de sua mata ciliar com o agravante da invasão de algarobeiras e a construção de casas nas suas margens; com a construção de barragens várias espécies de peixe estão em processo de extinção.
Os povos do Pajeú se pronunciam, nesse momento e através dessa caravana, em defesa da revitalização do seu Rio, convocando a sociedade e as autoridades a tomar providências imediatas. A sociedade exercitando sua parcela de responsabilidade, participando das tomadas de decisão e assumindo atitudes de respeito à água; as autoridades cumprindo seu papel, dirigindo o olhar para a preservação dos cursos d’água e fazendo valer a legislação existente.
“Defender a vida é organizar a comunidade, na paróquia, no sindicato, no bairro, na cidade e no país para acompanhar a tramitação das Leis e efetivar a aplicação daquelas que constroem o bem comum” (Trecho da Campanha da Fraternidade 2008)VAMOS GARANTIR UM FUTURO DE CIDADANIA E VIDA, PRESERVANDO, RECUPERANDO O QUE FOI AGREDIDO E LUTANDO SEMPRE CONTRA A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA, QUE É NOSSO BEM MAIOR! VIVA O RIO PAJEÚ!ARTICULADORES:Sindicatos dos Trabalhadores Rurais/FETAPE – CECOR – MMTR do Sertão Central/PE - Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú - Diocese de Afogados da Ingazeira - ANA, PDHC – Diaconia - Centro Sabiá - Casa da Mulher do Nordeste – GMM – COOPAGEL – Prefeituras Municipais de Serra Talhada e Carnaiba.


FONTE: http://www.cecor.org.br/

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...