Escreva-se no meu canal

domingo, 28 de dezembro de 2014

OPINIÃO: Em 2014, Serra Talhada conviveu com velhos e grandes problemas

Por Paulo Cesar Gomes, professor e escritor serra-talhadenses

paulo césar
Chegamos ao fim do ano de 2014 com muitas reflexões para serem feitas, muitas das quais diz respeito as nossas vidas, outras, como por exemplo, a necessidade de convivência e de sociabilidade, nos leva a pensar no futuro da nossa cidade, que no ano que se encerra viveu dias que pareciam um déjà vu. Isso, porque deixou a impressão de que as coisas em Serra Talhada não mudam, no máximo recebem um novo nome ou apenas mais um adjetivo.


Em 2014, a cada 10 dias uma pessoa foi assassinada, deixando a população com uma enorme sensação de insegurança. Os roubos e furtos aumentaram na proporção que a aumentou o consumo de drogas. Os casos de violência contra a mulher aumentaram porque muitas vítimas tiveram a coragem de denunciar os agressores, senão a violência doméstica seria tema apenas de debate em seminários ou campanhas de conscientização. Infelizmente a violência foi um dos grandes destaques deste ano.

Com o aumento do número de homicídios o debate sobre a construção de um IML em Serra Talhada foi ressuscitado, assim como os discursos inflamados dos políticos sobre o tema, que logo mudaram de foco para iniciar uma outra sequência de falatório recheado de demagogia. Se o IML é uma história sem fim, o que dizer do Hospam? Onde uma criança nasce dentro do hospital sem nenhuma assistência e vem a óbito ali mesmo. Confesso aos amigos faroleiros que nunca tinha visto uma história dessas no Brasil, já tive conhecimento de fatos ocorridos fora do hospital, mas dentro do hospital é a primeira vez.

Outro assunto que entra ano e sai ano e não é resolvido é o trânsito. Apesar de algumas boas mudanças feitas na saída da cidade, a mobilidade no centro é horrível. Só falta umas vacas e uns tok tok – táxis indianos – para que o trânsito no centro de Serra Talhada se pareça com o de Nova Deli. Se já é difícil organizar a cidade, imagine o tempo que levara a construção da famosa estrada até Brasília!

Mas apesar de tantos fatos negativos ainda temos coisas importantes que fazem parte da nossa história para enaltecer, como por exemplo, o Rio Pajeú. O Rio Pajéu!?Infelizmente esse assunto não dar nem pra comentar, afinal, o rio não gera votos! Ainda mais com ele praticamente destruído! Então que venha 2015! Ano novo, vida nova! E que os déjà vus não passem de fenômenos psicológicos!

Um feliz 2015 para todos os amigos internautas!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 28 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...