Escreva-se no meu canal

terça-feira, 25 de setembro de 2018

OPINIÃO: Mulheres são insultadas e rotuladas de ‘vadias’ e 'cadelas'

Por Paulo César Gomes, Professor, pesquisador e colunista do Farol


Cada uma das eleições no Brasil tiveram seus simbolismos e seus significado histórico, e a de 2018 passará para a história como sendo a que foi definida pelas mulheres. Esse fenômeno se dar justamente em um período em que as mulheres, em todo o país, são vítimas de diversos tipos violência, onde o feminicidio tem crescido de forma avassaladora e os espaços sociais, culturais e econômicos têm sido negado de forma violenta as várias brasileiras.

Vale registrar que só em 1932 as mulheres passaram a ter o direito ao voto, mas só foi concretizado em 1933, ou seja, há menos de 100 anos. E agora, que elas são legitimamente a maioria, 53% do eleitorado, o poder de decidir está com as mulheres.

E é por essa razão que temas como equiparação salarial entre homens e mulheres, o combate a violência, o aborto, o empoderamento, o combate ao machismo, entre outros, passaram a ser centrais da campanha eleitoral, superando as questões econômicas e as políticas públicas.

RETROCESSO

O lado nefasto desse cenário, é que as mulheres que estão publicamente assumindo suas posições políticas, estão sendo taxadas por setores ultraconservadores e misóginos de “cadelas”, “vadias” e “desocupadas”. Uma triste narrativa para uma nação que há poucos meses viu a vereadora mais votada do país ser brutalmente assassinada em função da sua atividade política.

O momento que vivemos é de reflexão, já que não estamos mais no período da inquisição, onde as mulheres eram queimadas vivas, por serem consideradas bruxas, nem tão pouco podemos trancafiá-las dentro de uma fábrica e depois queimá-las, pela simples fato de que elas reivindicavam melhores condições de trabalhos e melhores salários.

As mulheres brasileiras não devem ser castradas e impedidas de dizer o que querem e o que pensam.

Elas podem mais do que ele!

E por isso elas dizem: ELE NÃO! ELE NUNCA! ELE JAMAIS!

Nenhum comentário:

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ENFERMAGEM poderá ganhar novo direito no STF em estado; veja últimas notícias do PISO ENFERMAGEM

Do Jc Ne10 O   piso salarial da enfermagem   continua suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a definição do ministro Luís Robert...