Escreva-se no meu canal

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

VIAGEM AO PASSADO: O açougue que se transformou em prefeitura

Por Paulo César Gomes, para o Farol de Notícias



O Viagem ao Passado lhes convida a passear pelas curvas arquitetônicas do antigo açougue público e o processo de transferência da feira livre de Serra Talhada para a Rua Enock Ignácio Oliveira. O ponto de partida é a imagem feita no final dos anos de 1950, onde é possível ver um grande número de barracas no entorno do prédio do açougue, e com o passar dos anos, a rua foi tomadas por diversas barracas, que durante mais de quatro décadas mudaram a rotina do centro da cidade sempre às segundas-feiras.

A fotografia registra uma grande movimento, no cruzamento entre as ruas Agostinho Nunes de Magalhães e Enock Ignácio. Um dos destaques da foto é a imponência do prédio do Antigo Açougue, que acabou sendo demolido para dar lugar ao singelo prédio da prefeitura municipal. Muitos serra-talhadenses foram contra a demolição, mas como já virou praxe na cidade, o velho sempre será substituído pelo novo.

O RAIO QUE DANIFICOU A FACHADA

Segundo os jornais da década de 1960, o açougue era sujo e não apresentava as mínimas condições de higiene e por isso foi interditado. O prefeito da época se comprometeu em construir um novo e com melhor infraestrutura. Apesar da interdição, o prédio poderia ser aproveitado para outra finalidade, uma vez que era bastante amplo e arejado. No entanto, as autoridades da época preferiram coloca-lo no chão.

Ao ser demolido, o açougue levou consigo uma das mais belas obras arquitetônicas já construídas em Serra Talhada e também muitas histórias.

Uma das mais curiosas é o fato de que um forte raio caiu na cidade acabou danificado a fachada do prédio, isso porque, existia uma para raios no teto. Segundo os habitantes mais velhos da cidade, era possível ver a marca que o raio deixou na fachada, no entanto, graças a ação humana, não é possível confirmar a história, já que as poucos fotos do imóvel foram feitas de longa distância.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...