Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

HISTÓRIAS PERDIDAS: Fósseis de animais pré-históricos são encontrados em Serra Talhada


fosseis
Reportagem: Paulo César Gomes- Fotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Os sertões nordestinos um dia já foram habitados por animais pré-históricos, entre as várias cidades nas quais foram encontrados fósseis que comprovam o fato está Serra Talhada.

No capítulo de hoje da série de reportagens “História Perdidas”, trazemos a tona os fósseis de animais pré-históricos encontrados no povoado da Fazenda São Miguel, mas precisamente na lendária Fazenda Pedreira, que pertenceu a José Saturnino, o primeiro inimigo de Lampião.

FAZENDA SÃO MIGUEL RESPIRA CULTURA E HISTÓRIA

Localizada a pouco mais de 30 km do centro de Serra Talhada, a Fazenda São Miguel tem nas suas origens a mistura entre os povos indígenas, mais precisamente os das tribos tapuias que incluem-se os tamaqueus, koripós, kariri, paru, brankararu, pipipã, tuxá, trucá, umã e atikum, e os escravos.

A comunidade é um dos mais importantes pontos da cultura e da história de Serra Talhada. Além de ser a região onde nasceu Lampião e Zé Saturnino, o povoado também é o berço do cantor e compositor Assissão e de João Paulino, um renomado maestro da música nacional.

Em São Miguel também se encontra o Museu do Trio Nordestino e o famoso Clube da Fazenda, onde se realiza um dos melhores São João do interior do estado, sendo inclusive tema de música.

Andando pela região é possível encontrar o Sitio Passagem das Pedras – local onde nasceu Lampião, as ruínas da casa de José Saturnino, as pedras onde ocorreu o primeiro confronto armado entre Lampião e Zé Saturnino, a Pedra do Sino, as Três Pedras, a Pedra do Risco e a Lagoa do Tapuio.  Esse último ponto é o foco principal da nossa reportagem.

foseis 2


OS FÓSSEIS DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICO ENCONTRADOS NA LAGOA DO TAPUIO


Para contarmos essa aventura contamos com a colaboração do vereador Pinheiro de São Miguel, que é neto de Zé Saturnino e profundo conhecedor das histórias que envolvem a Fazenda Pedreira, entre elas, a da Lagoa do Tapuio.

Segundo o vereador, em 1958, o seu pai Antônio Alves de Barros, também conhecido como Pinheiro, mandou escavar a lagoa já que aquele foi um ano de seca.
“Nessa escavação foram encontrados ossos muito grandes. Só um presa chegou a pesar mais de 13kg”, conta o parlamentar.

No entanto, por falta de conhecimento sobre a importância do fóssil, o pai de Pinheiro de São Miguel acabou doando boa parte dos ossos a um Padre. “Nos anos 60 apareceu um padre da ciade de Pesqueira e meu pai deu vários ossos a ele, principalmente os maiores. Anos depois, a minha irmã esteve em um museu no Rio de Janeiro e viu os ossos que haviam sido doados, só que identificados com o nome da cidade de Pesqueira”, relata o vereador.

fosseis 3


A lagoa já foi visitada por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já foi tema de matérias de emissoras de TVs, no entanto, pouco foi feito pelos órgãos competentes para preservar os restantes dos fósseis que ainda restam na localizada. “Durante a seca de 1993, outra escavação foi feita e mais ossos apareceram. Acreditamos que ainda existam mais fósseis no local”, explica Pinheiro de São Miguel. Ele tem um projeto para tornar a fazenda em uma reserva florestal.


Enquanto se aguarda o reconhecimento governamental da importância de preservação a lagoa, fósseis ainda são encontrados em grade quantidade no local. Ao que tudo indica os fósseis são do Pleistoceno (período que vai de 1,8 milhão a 11.000 anos atrás) e seriam de uma preguiça gigante (Eremotherium laurillardi), o animal fazia parte da megafauna e podia atingir quase o tamanho de um fusca.

De acordo com especialista esse tipo de fóssil é relativamente comum em cacimbas e lagoas, pois certamente os animais procuravam esses locais para beber água.
Mesmo sem se sentir uma certeza sobre a causa da morte dos animais, acreditasse que nesses pontos eles podem ter sido atacados ou morreram de causas naturais. 

Um forte abraço a todos e até a próxima!

fosseis 4
fosseis 5
fosseis 6
fosseis 7
fosseis 8
fosseis 9
fosseis 10
Vereador Pinheiro luta pela preservação do sítio histórico


Publicado no portal Farol de Noticias de Serra Talhada, em 06 de setembro de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...