A foto em destaque é um raro registro das transformações urbanísticas na qual passou o centro de Serra Talhada nos últimos 70 anos. Na imagem, possivelmente feita entre os anos de 1969 e 1970, durante a gestão do ex-prefeito Nildo Pereira. Nela é possível perceber que a Praça Barão do Pajeú já estava no formato atual e que a Praça Sérgio Magalhães ainda possuía os contornos da sua construção, no início da década 50, com o antigo tanque no centro e na parte de baixo o “Bar Abrigo”.

Nas extremidades das Praças podemos observar a casa onde funcionou a primeira sede do time do Comercial Esporte Clube, em meados da década em que foi feita a imagem, e no lado direito, aonde hoje funciona o “Bar de Carlos”, o prédio que abrigou a agência do Banco do Brasil.

Ao fundo podemos observar que o calçamento que dava acesso ao bairro Bom Jesus já havia sido concluído, e que estrada que leva ao distrito de Santa Rita já cortava a serra do Cigano, tornando assim um ponto de referência na paisagem da cidade.

É claro que não podemos deixar de relatar a beleza do rio Pajeú, na época ainda possui suas características naturais, com muita água e bancos de areia, ao contrário do dias atuais onde o que se destaca são o lixo e os esgotos.