Escreva-se no meu canal

domingo, 1 de março de 2015

OPINIÃO: Um só candidato das oposições levará vantagem sobre Luciano Duque em 2016

paulo césar
Paulo César é professor e escritor serra-talhadense

Os dados da pesquisa Instituto Múltipla, divulgados pelo Farol de Notícias, nos revelam um cenário político bastante instável, sem muitas novidades no que se refere à avaliação negativa do prefeito Luciano Duque e ao desempenho positivo do secretario Sebastião Oliveira, em uma hipotética candidatura a prefeito, em 2016.

Diante do que foi apresentado é possível dizer que a possibilidade de reeleição do prefeito petista só será possível se ocorrer uma divisão da oposição em dois ou mais palanques. Do contrário, Luciano Duque será derrotado por qualquer nome apresentado pela união das oposições, seja Waldemar Oliveira, Socorro Brito, Marquinhos Dantas ou outro nome que venha a surgir no decorrer do processo eleitoral.

Para isso, basta verificar o resultado da última eleição para deputado estadual e federal, onde os candidatos do prefeito não conseguiram superar a casa dos 10 mil votos, e o alto índice de reprovação a sua gestão, 64%.

Historicamente Serra Talhada é uma cidade marcada por sucessivas alternâncias de prefeitos de grupos opostos, foi assim entre as décadas de 60 a 80, nas disputas entre os grupos de Argemiro Pereira e de Inocêncio Oliveira, e nas décadas seguintes, entre os grupos de Augusto César e Inocêncio Oliveira.

Indiscutível o eleitorado serra-talhadense é avesso à continuidade de gestões, principalmente se forem mal avaliadas. Nesse ponto, algumas exceções devem ser ressaltadas. A segunda gestão de Tião Oliveira (1983-1988), que fez o sucessor, Ferdinando Feitosa (1989-1992), e mais recentemente Carlos Evandro, que foi reeleito (2005-2012) e ainda fez o sucessor, o atual prefeito. Sendo assim, o prefeito Luciano Duque precisa redirecionar a tática e o modelo de gestão, caso queira de fato ser reeleito.

Entre as medidas mais urgentes estão: uma reforma administrativa, a redução dos cargos comissionados, a realização de pelos 30% das propostas de campanha e deixar de lado o discurso frágil de sempre colocar a culpa da imagem negativa da gestão na imprensa, principalmente no Farol de Noticias. Até por que nenhum um órgão de imprensa é capaz de fazer a cabeça de 64% de serra-talhadenses.

O prefeito precisa entender que quem constrói as pautas positivas e negativas é o próprio governo. A imprensa somente reflete através de comentários e de manifestações espontâneas na internet e nas emissoras de rádio, o que pensa a sociedade.

Se o prefeito continuar utilizado esse mantra que o leva a identificar um inimigo a cada esquina, ou até mesmo, querer sempre nomear um culpado pelos erros que teoricamente são dele, vai dar de mãos beijadas a sua tão adorada cadeira de prefeito a qualquer candidato que a oposição apresente.

Um forte abraço e até a próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 1o. de março de 2015.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...