Escreva-se no meu canal

sexta-feira, 8 de maio de 2009

SERRA TALHADA, A CAPITAL DO XAXADO.



Xaxado é uma dança popular criada no Agreste Pernambucano e Sertão pernambucano, muito praticada pelos cangaceiros da região, em comemoração as suas vitórias. O nome é devido ao barulho das sandália dos cangaceiros contra a areia do sertão.
Xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos
1920, em Villa Bella, atual Serra Talhada. Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Os passos estão relacionados com gestos de guerra, são graciosos porém firmes. a presença feminina aparece depois da inclusão de maria bonita ao bando de lampião.


Caracteristicas

No cangaço, o Xaxado é dançado, marcando a dominante com uma pancada do coice do fuzil no chão.
Dos cangaceiros, evoluiu para os palcos estúdio das estações transmissoras de rádio, televisão, cinema e também das revistas teatrais, não se firmando na época, como dança de salão, por ser proibida a atuação feminina, sendo o "rifle" do dançador considerado a "dama".
Para acompanhar o Xaxado, uma música simples, mas contagiante como melodia popular, de memorização inconsciente. A letra da música, ao contrário, é agressiva, belicosa, contundente, satírica, lírica, que por este motivo, acredita-se, seria uma variação do canto de guerra sertanejo chamado Parraxaxá.
A princípio, não existia acompanhamento instrumental, sendo dançado só com a voz dos participantes.
Hoje, tem o acompanhamento de pífanos, zabumbas, triângulos e sanfonas e é dançado não só por homens, mas também por mulheres, que conseguiram firmar seu lugar na brincadeira. Atualmente o Xaxado só é visto em coreografias estilizadas de grupos artísticos, sendo o seu figurino baseado no antigo traje dos cangaceiros, as alpercatas e das imitações de rifle, que formam os adereços.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...