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sexta-feira, 20 de novembro de 2015

HISTÓRIA PERDIDAS DO SERTÃO: A batalha da Umburana entre a Coluna Prestes e a Polícia Militar de Pernambuco

Por Paulo César Gomes, professor, escritor e historiador serra-talhadense

Monumento em homenagem ao policia morto na batalha. Placa idealizada pela Polícia Militar de Pernambuco (Foto: Paulo César - Novembro de 2015) 

Os Sertões nordestinos estão recheados de “Histórias Perdidas”, um exemplo dessa falta de preservação da memória sertaneja pode ser percebida ao verificar o significado deste monumento localizado na região da Umburana, entre Custódia - PE e Sítio dos Nunes, distrito de Flores – PE.
No local aonde foi erguido esse monumento ocorreu um confronto da Coluna Prestes, com Forças da Polícia de Pernambuco, há quase 90 anos. A localidade conhecida como Umburanas  fica as margens da BR 232, à aproximadamente 17k da cidade de Custódia, onde a Coluna Prestes travou o combate mais importante, quando da passagem pelo Estado. O combate foi travado no dia 14 de Fevereiro – o primeiro dia de Carnaval - de 1926, era, então, Governador do Estado, Sérgio Loreto. A tropa pernambucana era composta de cerca de 200 soldados, comandados pelo “célebre Coronel João Nunes, velho perseguidor de Lampião”.

Foto: Paulo César Gomes

De acordo com o Boletim Geral da Força Pública, datado de 12 de março de 1926, morreram oito soldados: Isídio José de Oliveira, (2º Batalhão), Castor Pereira da Costa, Ercias Petronillo Fonseca e Manoel Bernardino Fonseca (Regimento de Cavalaria), José Sebastião Bezerra, Pedro Cosme Alexandrino, Antônio Cassemiro Ferreira e Luiz José Lima Mendes, (Companhia de Bombeiros). (Livro: Epopéia de bravos guerreiros – Jorge Luiz de Moura e Carlos Bezerra Cavalcanti). Os feridos foram três soldados, Amaro do Espírito Santo e Benevenuto Cardoso Silva, (do 2º Batalhão) e Severino Lino dos Santos, (do Regimento de Cavalaria). No mencionado Boletim, o comandante João Nunes enaltece suas bravuras e sacrifícios no campo de luta, em defesa da legalidade.
Aqueles soldados foram sepultados no local, numa cova única, à beira da estrada, de acordo com o major da PM João Rodrigues da Silva, em artigo publicado na Revista Guararapes, em janeiro de 1950, – Os mortos do Riacho do Mulungu, onde assinala que pela voz do povo, o número de mortos se eleva a mais de 40 praças. Esse monumento foi construído durante o Comando Geral do Coronel Manoel Expedito Sampaio, em 1961 (Informação do coronel Cícero Laurindo de Sá).


Foto: Paulo César Gomes

No monumento existe uma placa de mármore  com a seguinte mensagem: “Homenagem da Polícia Militar de Pernambuco à memória dos seus heróis que, em 14/02/1926, aqui tombaram no cumprimento do dever, combatendo a Coluna Prestes”.

Coluna Prestes



 A COLUNA PRESTES E OS SEUS OBJETIVOS

O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, da onde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.
Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
Partindo do município de Santo Ângelo, que hoje abriga o Memorial da Coluna Prestes, o movimento percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo: disseminar a revolução no Brasil.
A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral, eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.
O movimento liderado por Carlos Prestes contribui para disseminar os problemas do poder concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930. Projeta a figura de Luís Carlos Prestes, que posteriormente entra no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da esperança na luta contra os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas.

Membros da Coluna Prestes


A COLUNA PRESTES EM PERNAMBUCO

A tropa revolucionária atravessou o estado do Piauí. Passou por Ouricuri - PE e logo depois, recebeu emissários do partido comunista brasileiro, buscando apoio da coluna, ao plano de rebelião militar nos estados do nordeste.
A cidade de Triunfo – PE, foi o local escolhido como centro de operações desse levante, que contou com apoio dos Tenentistas. No entanto, houve denúncia do plano ás autoridades de Pernambuco, que com os outros estados envolvidos, agiram, conseguindo sufocar o levante. Houve prisões e mortes.
Após à histórica batalha na região da Umburana, o coronel João Alberto, definiu os 15 dias passados em Pernambuco como se fossem 15 meses. “Combatendo diariamente, não nos sobrava tempo, sequer, para comer, tal a velocidade com que nos deslocávamos. A cada passo, surgia uma reação nova”, narrou o experiente Coronel. 

UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS PARA A VIDA DOS “RACIONAIS”

Os animais, ao contrário das pessoas ditas civilizadas, não julgam e nem são hipócritas, ou tão pouco demagógicas. É claro que os animais são irracionais, e por isso suas reações emocionais e racionais são limitadas. Suas atitudes se baseiam na sobrevivência e procriação. Alguns conseguem se relacionar muito bem em grupos, outros, procuram viver isolados. Mas, ainda assim, os animais possuem qualidades que nós animais racionais – seres aparentemente evoluídos – insistimos em negar, em esconder, em sepultar... Talvez isso seja uma das razões para tanta violência, desde atos terroristas, até a violência gratuita e banal. A meu ver, a humanidade deveria olhar mais para si ou quem sabe tentar aprender mais com os animais... Pelos menos eles não usam máscaras! São o que de fato são! 




Esse é um simples tributo a minha cachorrinha Bebel e a minha cabra desdentada Januária! 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Recurso por Deixar de dar Passagem a Veículo de Emergência

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JARI DO (órgão de trânsito responsável pela multa) DO MUNICÍPIO DE ....



Eu (qualificação e endereço) venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei nº 9.503/97, interpor o presente recurso contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação anexa, o que faz da seguinte forma.

De acordo com mencionada notificação, o veículo de minha propriedade, um (caracterizar o veículo) deixou de dar passagem a veículo de salvamento da polícia.

Apontou-se, dessa forma, violação ao Artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro. Entretanto, como se comprova pela Declaração anexa, assinadas pelo funcionário responsável pela manutenção do mencionado veículo de emergência, este não estava devidamente identificado com alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, eis que tal equipamento encontra-se com defeito.

Dessa forma, a decisão imposta pela autoridade de trânsito deve ser cancelada por esta JARI, eis que desprovida de fundamentos sólidos.

Ante o exposto, requer o cancelamento da penalidade imposta com a conseqüente revogação dos pontos de meu prontuário, protestando ainda pela produção de provas por todos os meios admitidos em direito e cabíveis à espécie, em especial a pericial e testemunhal.

Termos em que,

Pede deferimento.

....., ..... de ....... de .....

............................
Nome Completo

Como Transformar Multa de Trânsito Leve ou Média em Advertência

Quer deixar alguém irritado é receber Notificação de Autuação por Infração a Legislação de Trânsito, principalmente para motoristas zelosos que acabam recebendo tal notificação por mero descuido;

Muitas vezes as pessoas ficam procurando motivos para recursos, sem saber que o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, regulamentado pela resolução 404 do Contran, alterada pela resolução 442, possibilita que a infração seja convertida em advertência por escrito;

Os condutores infratores que receberem autuação de trânsito de natureza leve ou média e não sejam reincidentes nos últimos 12 meses, poderão solicitar à autoridade que expediu a autuação, a conversão da penalidade em advertência por escrito;

A solicitação supra, deverá ser feita, até a data do término do prazo para a apresentação da defesa da autuação. O condutor ou o proprietário do veículo, tendo interesse na benesse, deverá solicitar à autoridade de trânsito que aplicou a autuação, a penalidade de advertência por escrito. O pedido deverá estar acompanhado de xerox do prontuário do condutor infrator, xerox do documento do veículo, xerox da carteira de motorista (CNH) e a notificação da multa;

Frisa-se a solicitação de conversão deve ocorrer no prazo previsto na autuação da infração, a multa que traz a foto do veículo e não a que apresenta o valor da multa, fique atento no prazo;

A autoridade competente, irá  verificar o pedido e  prontuário do condutor e após proferirá decisão;

Caso a multa seja transformada em advertência, o condutor receberá em 30 dias pelo Correio a advertência por escrito, a mesma será registrada no prontuário do condutor infrator, porém, não implicará em registro de pontuação (o infrator não perderá pontos na carteira) e nem tampouco precisará arcar com o pagamento da multa;

Caso entenda a Autoridade não ser aplicável a advertência por escrito, aplicará a penalidade de multa e registro da pontuação, sendo que, nesse caso, não caberá recurso à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) da decisão da autoridade quanto a aplicação ou não da penalidade de advertência por escrito, vez que, a lei é clara ao afirmar que poderá e não que é dever, transformar multa leve ou média em advertência;

Os condutores contumazes a principio não terão direito a advertência por escrito;

Principais infrações

Leves

-Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança
-Estacionar o veículo afastado da guia da calçada de 50 cm a 1 m
-Estacionar o veículo nos acostamentos, salvo motivo de força maior
-Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização
-Parar o veículo em desacordo com as posições estabelecidas pelo Código de Trânsito
-Parar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização
-Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita
-Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes

Médias

-Usar o veículo para arremessar sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos
-Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias
-Deixar o condutor envolvido em acidente sem vítima de adotar providências para remover o veículo do local, quando for necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito
-Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível
-Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de 5 m do bordo do alinhamento da via transversal
-Estacionar o veículo em desacordo com as posições estabelecidas no Código de Trânsito
-Estacionar o veículo junto ou sobre hidrantes de incêndio; registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados, conforme especificação do Contran
-Estacionar o veículo onde houver guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos
-Estacionar o veículo impedindo a movimentação de outro veículo
-Estacionar o veículo onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo ou, na inexistência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do marco do ponto
-Estacionar o veículo na contramão de direção
-Estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização
-Parar o veículo nas esquinas e a menos de 5 m do bordo do alinhamento transversal
-Parar o veículo afastado da guia da calçada a mais de 1 m
-Parar o veículo na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículo e de pedestre
-Parar o veículo nos viadutos, pontes e túneis
-Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso
-Quando o veículo estiver em movimento, deixar de conservá-lo na faixa a ele destinada pela sinalização de regulamentação, exceto em situações de emergência
-Quando o veículo estiver em movimento, deixar de conservá-lo nas faixas da direita, os veículos lentos e de maior porte
-Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente para todos os tipos de veículos
-Transitar ao lado de outro veículo, interrompendo ou perturbando o trânsito
-Deixar de deslocar, com antecedência, o veículo para a faixa mais à esquerda ou mais à direita, dentro da respectiva mão de direção, quando for manobrar para um desses lados
-Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado
-Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocada na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda
-Deixar de guardar a distância lateral de um 1,50 m ao passar ou ultrapassar bicicleta

-Excesso de Velocidade em até 20%.

Modelo de Recurso contra Auto de Infração de Trânsito - estacionamento irregular - impossibilidade de visualização de placa sinalizadora

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JARI DO ____________


____________, brasileiro, casado, operador de máquina, portador do documento de identidade nº ____________, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado ____________, inscrito no CPF sob o nº ____________, residente na (rua, nº, bairro, cidade), CNH nº____________, vem perante Vossa Excelência, baseado na Lei nº 9.503 de 23/09/97, interpor RECURSO contra aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, que segue em anexo (anexar cópia da notificação ao recurso) enquadrada no art. 181, XVIII, da citada Lei, requer, desde já, que tal decisão imposta pela autoridade de trânsito, seja modificada por esta JARI, pelos seguintes motivos:
No dia 20 de novembro de 2001, às 09 horas, na Av. ____________, em frente à agência do Banco do Brasil S.A., estando o veículo marca Fiat, modelo Palio, cor prata, placa _______ (cópia do certificado de propriedade anexo), encontrava-se estacionado sobre a via, houve a autuação por estar estacionado em local proibido, especificamente pela sinalização através da placa de proibido estacionar.
Ocorre que o local é arborizado, e a placa encontrava-se encoberta pelos galhos e folhagens das árvores, sem qualquer possibilidade de visualização por parte dos condutores/motorista, e, em especial, este recorrente. Anexa uma foto do local e solicito a V. Exª que se digne a mandar um técnico para realizar uma vistoria do local e comprovar tal informação.
Outrossim, o auto de infração contém erro de preenchimento, devendo ser atingido por declaração de nulidade, pois a cor foi registrada como sendo verde, quando a cor correta é prata, como pode ser comprovada pelo documento do veículo, em anexo. Consequentemente, o auto de infração e notificação estão insubsistentes e incorretos.
Diante do que foi exposto e baseado nos art. 80, §1º e 90 do CTB, venho requerer a V. Exª o cancelamento da penalidade imposta por infração de trânsito enquadrada no art. 181, XVIII (multa), pois não houve qualquer manifestação de intenção em estacionar o veículo em local proibido pela sinalização, assim como, não sejam computados a perda de pontos no prontuário ou que sejam anulados caso já tenham sido registrados.
Espera Deferimento.
____________, ___ de ____________ de 20__.
____________
Assinatura

Rol de documentos anexos:
- cópia da notificação (multa);

- cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

COMO ELABORAR UMA DEFESA DE MULTA


ILMO. SR. PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO DO DETRAN -  ___

Primeiramente você precisa indicar qual o nome do órgão de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da multa. Geralmente é para o Presidente da JARI (Junta Administrativa de Recurso de Infração) responsável pelo julgamento das multas. O Òrgão pode ser o DETRAN, DAER, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, CIRETRAN, DER- __, E AS PREFEITURAS MUNICIPAIS. Existem outros órgãos também, mas varia em cada Estado do País. 
Na notificação da multa estará o endereço do órgão para ser enviada a defesa da multa
DEFESA PRÉVIA
Depois de deixar alguns espaços, você coloca que tipo de petição está fazendo. Neste caso é a DEFESA PRÉVIA. Mas quando for Recurso, obviamente você colocará RECURSO EM 1ª INSTÂNCIA, que é a petição que será feita depois do julgamento da Defesa Prévia se esta for indeferida (negada) é claro. E também o RECURSO EM 2ª INSTÂNCIA que é endereçado ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) de cada Estado.

XXXXXXXXXXXXXXXX, brasileiro, RG: xxxxxxxxxx, CNH: xxxxxxxxxxxx, residente e domiciliado na Rua xxxxxxxxxxx, nºxxxx, Bairro xxxxxxxxxxxx, CEP: xxxxxxxxxxxx cidade de xxxxxxxxxx - xx. , tendo sido autuado através do auto de infração em anexo, vem mui respeitosamente através do presente, em conformidade com os arts. 280, 281 e 285 do CTB, Resoluções 299/08 do CONTRAN, 88/2014, Lei Federal 9.784/99, e CF/88, para interpor a presente Defesa, contra referida autuação, com o objetivo de proporcionar a oportunidade de exercitar seu legítimo direito de ampla defesa e do exercício pleno do contraditório.

Agora vem a sua qualificação que deve constar o nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do requerente.

DA INFRAÇÃO

Auto de Infração: xxxxxxxxxx, Data: 00/00/2014, Hora: 00h00min, Local: xxxxxxxxxx, no Município de xxxxxxxxxxxxx. Infração: Art. xxxxx. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. (Digitar a infração).

DO VEÍCULO

Automóvel: xxxxxxxxxxx, Placa:xxxxxxxxx. Renavam: xxxxxxxxxxxxxxxxxx


DA ALEGAÇÃO

Agora vem a exposição dos fatos e fundamentos legais, onde você tentará convencer o Julgador a cancelar a multa
                                                           DOS PEDIDOS

Depois de expor os fatos e fundamentos, no final deve fazer o pedido. Segue exemplo:
Nobres julgadores, diante de todo o exposto requer o Recorrente:
1- Que seja recebida a presente Defesa, pois preenche todos os requisitos de sua admissibilidade;
2- Que seja esta Defesa DEFERIDA, e por via de consequência o cancelamento da multa imposta, conforme preceitua o art. 281, inciso I do CTB, sendo anulada a pontuação.
      3- De acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal, a administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerem aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, caso não seja acatado o pedido, solicitamos um parecer por escrito do responsável.

4- Requer-se, finalmente, o efeito suspensivo propugnado no artigo 285, parágrafo 3º do CTB (Lei nº. 9503/97), caso o presente recurso não seja julgado em 30 dias.


Nestes Termos, pedimos deferimento.


XXXXXXXXXXX, xx de xxxxxxxx de 2014.


domingo, 15 de novembro de 2015

Cilene Aubry, a serra-talhadense que conquistou o Miss Pernambuco, revela detalhes do título

Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

Desde pequena Cilene Aubry demonstrava desenvoltura ao desfilar em passarelas, característica que foi decisiva para que ela surpreendesse o mundo da beleza pernambucana e arrebatasse o título de Miss do estadual de 1974.

41 anos após o feito, ela guarda na memória alguns fatos referente aquela conquista. Quando é perguntada sobre como encarou o desafio de representar Serra Talhada, a eterna Miss é bastante direta. “Eu muito nova, com 17 anos, sem entender muito, tinha acabado de terminar o pedagógico e estava eufórica com as possibilidades de passeios e festas, topei, mas, sem nenhuma crença de que chegaria lá”.

Para Cilene dois momentos foram bastante emocionantes: o primeiro foi quando entrou na passarela colocada no centro da quadra do ginásio esportivo o Geraldão. “Quando entrei na passarela, senti uma emoção enorme ao ver a torcida, foi ai que me dei conta do tamanho da responsabilidade!”, descreve Aubry.

O outro foi o retorno para Serra Talhada, já com a faixa e a coroa. “A minha chegada em Serra Talhada foi cheia de glamour, com batedores da PM me escoltando e eu em carro alegórico desfilando pelas ruas da cidade. Impossível descrever tamanho carinho!”.

Cilene disputou o Miss Brasil, onde na oportunidade pode perceber o preconceito com o qual as candidatas dos estados das regiões Norte e Nordeste eram tratadas. Apesar disso, ela destaca a atenção com a qual foi recebida na capital federal. “Fui acompanhada por minha tia Aracy Magalhães, minha irmã, Cecile Aubry, e Maria Alice, do Diário de Pernambuco. O concurso foi realizado em Brasília, no Estádio Presidente Médici e lá, fui recepcionada pelas esposas dos Deputados Federais de PE e do Senador Wilson Campos, com flores.” Narra Cilene.

Cilene Aubry hoje está aposentada da Secretaria de Educação, mora em Jaboatão dos Guararapes, onde vive com a família. Quando indagada sobre o que a coroa de Miss tinha lhe ensinado, ela responde sem arrudeios.“Depois que usei a coroa, o que aprendi, foi que tudo tem que ser encarado com muita responsabilidade, maturidade e determinação”,  e concluiu deixando a seguinte mensagem. “É de muita gratidão pelo carinho de todos!”.

Um forte abraços e até a próxima!

P.S.: Quem tiver contato com Fátima Mourato e Matilde Terto, devem entrar em
contato pelo e-mail pcgomes-st@bol.com.br .

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Cilene e o pai José Aubry


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Cilene ainda criança dançando no Cist em Serra Talhada


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Cilene ainda criança desfilando

Cilene ao lado de uma sobrinha




Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 15 de novembro de 2015.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

OPINIÃO: O azul tomou conta de Serra Talhada, resta saber o que isso traz de bom

Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

Está tudo azul em Serra Talhada. No céu e nas ruas. A cor está diretamente ligada ao noticiário local, já que a mais de um mês a instalação da polêmica zona azul vem tirando o sono do prefeito, dos empresários, dos funcionários do comércio e dos moradores das ruas onde o modelo de “estacionamento revolucionário” vai ser instalado.

A zona azul é hoje um mal necessário, já que é preciso organizar o caótico trânsito da cidade. O problema é que a privatização do espaço público está trazendo um ônus financeiro a mais para uma população que sofre com a crise financeira e com os constantes aumentos de produtos essenciais – gasolina, alimentos, medicamentos, vestuário -, e que até então podia estacionar o seu veículo ou moto a custo zero.

Do ponto de vista da população a zona azul é só mais uma despesa. Do ponto de vista da prefeitura é mais um desafio, já que o executivo não criou nenhuma alternativa de estacionamento gratuito para a população. Sem contar que, segundo a jurisprudência, é obrigação da prefeitura e da empresa que ganhou licitação, a responsabilidade por danos e furtos com base no chamado “dever de guarda”. Trata-se de instituto jurídico, comum em contratos com estacionamentos privados, o qual obriga o contratado zelar pela guarda do veículo, e entregá-lo no mesmo estado em que se encontrava no momento em que ali foi estacionado.

Outra saída para o problema é a diminuição da calçada, a exemplo de um renomado supermercado da cidade, que antes estava incluída na área da zona azul e agora não é mais. Se a moda pega a maioria das calçadas do centro da cidade serão reduzidas.

E A OPOSIÇÃO?

O outro lado azul da cidade, é o da oposição, que a cada dia busca fortalecer o discurso para que 2016 possa por fim na gestão Luciano Duque. O grande desafio dos “azuis” não se resume apenas ao fato de que ainda não existe um nome que una o chamado G11, mas ao fato de que falta uma liderança para conduzir o processo. O líder natural é o secretário de transportes Sebastião Oliveira.

No entanto, por diversas razões ele anda distante fisicamente da sua base em Serra Talhada. Sem um líder a oposição bate cabeça e se perde em meio à vaidade das suas peças chaves, por isso, a presença de “Sebá” equilibra os ânimos e ameniza as divergências. Na verdade, o sonho de “Dom Sebastião” é ser prefeito de Serra Talhada, porém, por questões de foro íntimo, o secretario não vai para a revanche com Duque. E não será surpresa se num futuro distante, Sebastião Oliveira não abandone a política e siga os passos do seu pai, o conselheiro Sebastião Ignácio de Oliveira Neto.

Pelo visto, o azul ainda vai continuar dando o tom das discussões em Serra Talhada, mesmo que a cor não esteja trazendo tantas alegrias como à população merece.

Um forte abraço e até a próxima!

Publicado no portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 09 de novembro de 2015.

domingo, 1 de novembro de 2015

BELEZA FEMININA: Modelo Luana Mourato divulga Serra Talhada para o mundo

Por Paulo Cesar Gomes, professor e historiador



Luana MouratoMuito se fala sobre o tri-campeonato do concurso de Miss Pernambuco (1974/75/76), pelas belas mulheres serra-talhadenses, o que fez com que a cidade fosse conhecida com “A Capital da Beleza Feminina”. No entanto, uma beldade nascida em terras pajeuzeiras, mesmo sem a coroa de miss, leva para o mundo o charme e a elegância que antes só era reconhecida em âmbito regional.

A responsável por essa façanha é Luana Pereira Mourato. Nascida em Serra Talhada, em 1986, a modelo de carreia internacional foi descoberta após vencer o evento de moda o The Ultimate Event, realizado no estado da Paraíba, em 2002. A jovem na época não pensava em ser modelo, porém, sua vida mudou radicalmente em função da ajudinha de uma prima sua, que a escreveu no concurso.

Após a conquista, a carreira da modelo deslanchou. Luana já desfilou em passarelas da China, Coréia, Japão, Malásia, Reino Unido, Tailândia e atualmente nos Estados Unidos. Ela já foi capa de revistas e garota propaganda de várias marcas internacionais. Com os seus 1,74 m, olhos verdes e com medidas perfeitas, Luana Mourato vem conquistando um espaço que até bem pouco tempo parecia impossível para uma jovem sertaneja. Além de propagar para o planeta a grande marca da cidade de Serra Talhada, a inigualável beleza feminina.

Um forte abraço e até a próxima!


Luana crianca

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Vídeos com campanhas promocionais protagonizadas por Luana Mourato:

https://www.youtube.com/watch?v=xrjpZUNH5hw
https://www.youtube.com/watch?v=5m2byAuZ1QQ
https://www.youtube.com/watch?v=FSC8W4wXKMk

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

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