Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A "atitude blasé" de George Simmel

O termo "atitude blasé" foi conceituado pelo estudioso George Simmel e apresentada pela primeira vez em um livro chamado "The Metropolis and Mental Life". Ele fazia uma análise entre o comportamento da sociedade rural x urbana, tendo este como principal foco. Segundo ele:
   
 
Viver na cidade, um está constantemente rodeado de muito mais pessoas, eventos e alterações, do que se poderia encontrar em campo. Isto resulta estimulação constante em pessoas que estão sendo levados a um estado onde eles não são mais capazes de reagir a cada uma das as coisas específicas que acontece com eles individualmente, em vez disso, eles desenvolvem um fresco, forma, distantes intelectualizado de observar as coisas ao seu redor:. "a atitude blasé" Ser blasé os protege de se sentir sobrecarregado pela estimulação constante, mas por outro lado , com o tempo, uma vez que reduz tudo à sua volta a um estado de igualdade indiferente, eles próprios são inevitavelmente atraídos para o mesmo sentimento de indiferença e, consequentemente, inutilidade. "
   

Sentiu certo grau de familiaridade? O estranho é que essa tese foi lançada em 1903 e, mesmo assim, fica muito fácil fazer uma releitura da tal atitude para o nosso mundinho nos dias de hoje.

Pois é. A "atitude blasé" está no incorporada no nosso dia-a-dia, se revelando toda vez que pensamos que isso ou aquilo "já virou mainstream" e imediatamente rejeitamos. Mas, será que desprezando tudo aquilo que é de massa não estamos deixando de observar como de fato está se comportando a sociedade como um todo. Não seria ir muito a fundo do que ficar olhando posts dos principais sites de tendência?"

Um comentário:

Josa Medeiros disse...

valeu camarada.

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...