Por Manu Silva, do Farol de Notícias

“Um importante acervo musical acaba de ser encontrado”, quem afirma é o escritor e pesquisador Paulo César Gomes, que em parceira com a Banda Kaêra e a Fundação Cultural de Serra Talhada, realizaram um tributo a Ricardo Rocha e a banda D.Gritos, em janeiro desse ano.

Foi durante o evento que o escritor recebeu da mãos do empresário serra-talhadense, Roberto Carvalho, hoje radicado em Petrolina–PE, cinco músicas do último disco da banda de pop rock e uma do músico falecido em 1993.
“Betão (Roberto Carvalho) me entregou em um pen drive gravações reproduzida de uma fita cassete com músicas do disco Navegantes, último da D.Gritos, gravado no estúdio DB3, em Recife, meses antes da morte de Ricardo. Esse é um achado ‘arqueológico’ importantíssimo, pois a matriz origem da fita foi perdida. Fico muito feliz por Roberto ter me dado a oportunidade de compartilhar esse importante trabalho do grupo, uma espécie de obra póstuma de Ricardo Rocha”, disse Gomes.

Nas gravações foram encontradas cinco músicas do disco, que originalmente continha 11 músicas. Entre as músicas encontradas está uma regravação de “Caminhos Cruzadas” (Ricardo Rocha/Camilo Melo), que havia sido gravado no disco “Traumas”, um outro single encontrado foi Selva no Asfalto (Ricardo Rocha/Jário Ferreira). A autenticidade do trabalho é confirmada por Jorge Stanley e Derivan Calado, músicos que participaram das gravações em Recife.
Segundo Paulo César Gomes, “provavelmente as canções faziam parte do lado A do LP e também da fita cassete”. As músicas mostram que a ideia da banda era o de continuar apostando em músicas autorais e buscando sintonia com o que era tocado nos anos 90 em todo o mundo. Eles apostaram em uma pegada mais pop e com forte presença dos teclados. Há que se registrar que Camilo Melo não participou das gravações deste disco porque deixou a banda em 1991”.

“O disco foi gravado em Recife. Participaram das gravações, Ricardo no vocal, César Rasec e Derivan nas guitarras, Toinho Harmonia nos teclados, Eltinho Mourato no baixo e eu na bateria”, relatou o Jorge Stanley. Já Derivan Calado explicou a divisão dos solos de guitarras: “Eu combinei com César que a gente alternaria nas músicas, então em algumas eu fiz os solos e em outras em fiz a guitarra base”.

ALEGRIA DA FILHA

Quem também não escondeu a alegria foi a filha de Ricardo Rocha, Jéssica Rocha. “Fico muito feliz em saber que ainda existe muita coisa gravada nas voz de painho. Agradeço a todos que curtem e fazem o possível para sempre está mantendo acessa a chama das músicas da banda D.Gritos e do meu amado pai”.

Links com as músicas publicadas no Youtube: