Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Quem é o polêmico Olavo de Carvalho?

Olavo de Carvalho se apresenta como ‘filósofo conservador’, mas fez carreira como polemista. Militou contra a ditadura nos anos 60. Trabalhou como astrólogo na década de 70, flertou com o misticismo nos anos 80 e ganhou algum espaço como articulista em jornais e revistas brasileiros entre os anos 90 e o começo dos anos 2000. Nesse meio tempo, se reaproximou da linha-dura da igreja católica e hoje considera a ditadura “genial”.
A notoriedade veio mesmo em meados de 2005, graças às ‘aulas’ que dava para pequenas turmas via internet – dessas fileiras brotaram vários assessores, blogueiros e agitadores ligados a bolsonarismo. O conteúdo vai de filosofia a esoterismo, literatura, história e religião comparada.
Olavo de Carvalho mora no pacato estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. Sem botar os pés no Brasil, ele hoje fala diretamente a 500 mil seguidores nas redes sociais. É elogiado por figuras como Janaína Paschoal, Alexandre Frota e, é claro, Jair Bolsonaro e seus filhos.
Em entrevistas, ele diz não pertencer a essa nova direita e até critica correligionários. “Fui o parteiro dela, mas o parteiro não nasce com o bebê”, disse à BBC Brasil. Noutra ponta, dá conselhos e costura alianças com o novo governo. Já emplacou duas indicações no ministeriado de Jair Bolsonaro: Ernesto Araújo nas Relações Exteriores e o colombiano Ricardo Vélez , ex- Ministro da Educação.
O primeiro considera chama o PT de “Partido Terrorista” e acha que a esquerda quer impedir o nascimento do menino Jesus (sm, é isso mesmo). Já o ex- Ministro, acha que a ditadura deve ser comemorada e é contra uma suposta “doutrinação cientificista” nas escolas.
A linguagem taxativa e recheada de palavrões do beato Olavo mistura conceitos aparentemente coerentes sobre filosofia, história e política com declarações completamente esdrúxulas. As referências que menciona não resistem uma checagem mais atenta. ” São pensamentos em sua maioria descolados dos fatos. Olavo cita fontes proficuamente, mas fontes que elucubram tanto quanto ele, que se baseiam tão somente no plano das ideias”, registrou a revista Época.
Ele já disse, por exemplo, que a Pepsi é adoçada por células de fetos humanos. Que o petróleo NÃO é um combustível fóssil. E que a Terra não gira em torno do sol. Também já acusou o governo dos Estados Unidos e a família real inglesa de trabalhar em prol da islamização (!) mundial. (Confira algumas delas aqui.)
Como se vê agora, seus admiradores ainda não conseguem diferenciar ficção, piada e realidade. E o olavismo ficou sério demais.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...