Escreva-se no meu canal

sábado, 5 de agosto de 2017

Homenagem a Alejandro J. Garcia



Por Paulo César Gomes

Hoje, ao escrever estas mal traçadas e dolorosas linhas, peguei-me viajando no tempo e recebendo umas das ligações de Alejandro: “Hombrê! Já estou pronto.”. E assim era ALEJANDRO JORGE GARCÍA MOSCA, sempre pronto para qualquer desafio. Sempre pronto para registrar o melhor anglo e nos presente com uma bela imagem.

É difícil definir alguém com as qualidades do “Hombrê”. Homem maduro, mas que muitas vezes transbordava com o seu jeito inrriqueto de ser, algo quase juvenil, dado a sua sensibilidade poética e a inigualável teimosia. Alejandro era um perfeccionista nato, por isso muitas vezes, voltou ao mesmo lugar várias vezes, para encontrar o melhor anglo e a melhor luminosidade, para dessa forma produzir uma foto com a sua marca e com a sua digital.

A inesperada partida de Alejandro vai deixar um vazio imenso pelas ruas de Serra Talhada, nunca antes alguém conseguiu registrar com tanta genialidade, a alma e o sentimento dos serra-talhadenses. Um povo que amou e pelos quais foi muito amado e admirado.

Para mim, ficará a lembranças das nossas viagens e andanças pelas caatingas, subindo serras, atravessando riachos e muitas vezes andando em direção ao desconhecido. Mas fica também os registros das amizades que fizemos e das histórias que resgatamos e que ficaram eternizadas nas páginas do Farol de Notícias e nos livros “Histórias Perdidas de Serra Talhada” e “Profissões Esquecidas”, ainda em fase de acabamento.

Para nós do Farol, ficará a dor da saudade de um amigo que se vai. De alguém que ajudou a construir, através das suas lentes, a história de um site, que surgiu de um sonho e que hoje se tornou um do mais acessados do interior do Nordeste. No entanto, a redação e o Farol não serão mais os mesmos sem a presença do nosso “Hombrê”! Do nosso querido e amado Alejandro García!

Obrigado Alejandro, pela satisfação de ter sido seu amigo e por todas as lições que me ensinou!

Alejandro J. García...
Presente! Agora e sempre!

“...É quando seus amigos
Te surpreendem
Deixando a vida de repente
E não se quer acreditar...

Mas essa vida é passageira
Chorar eu sei que é besteira
Mas meu amigo!
Não dá prá segurar...”
(Vida Passageira – Ira!)

Serra Talhada, 02 de agosto de 2017. 

Um comentário:

José Andrés Soto disse...

Não há muitas notícias de Serra Talhada nestes lados.
De vez em quando, Alejandro reaparecia de alguma forma: cartas nos anos 80, telefone nos anos 90 e alguns e-mails isolados neste século.
Durante anos, ele apareceu e desapareceu com a mesma bondade e inocência que tinha aos cinco anos de idade, quando me convidou para ir ao bar na esquina da nossa casa e deixou a conta a ser paga pelo pai, que não sabia da nossa primeira aventura.
Hoje, 14/03/19, através dos intrincados caminhos da internet, eu me informei que Alejandro não está mais conosco há um ano e meio.
A notícia é muito amarga. Mais vocês, seu povo de Serra Talhada, adoçou-a com seus comentários.
Quando o visitei há vinte anos, acompanhado pelo nosso amigo Felix Fassone, alguém da cidade nos disse: "quanto você aprecia Alejandro, para visitá-lo de tão longe". Respondemos que "a estrada que leva à casa de um amigo nunca é longa", mas essa frase roubada de Juvenal ganhou valor absoluto quando vimos Alejandro enraizado em sua nova terra, aquela que ele havia abraçado quando partiu de Recife acompanhando de maneira incerta aos Sem Terra dos anos 80.
Com o Alejandro, éramos amigos desde que nasci. Em Mar del Plata, passamos pelos telhados da minha casa para o laboratório de fotografia do pai, fomos juntos para a escola, jogamos futebol na rua, vestimos o Carnaval, andámos de bicicleta por toda a cidade.

Ele foi morar em Buenos Aires e passamos muito tempo indo e voltando entre as duas cidades. No final dos anos 70, na capital da Argentina, trabalhamos juntos em uma ótima redação: a da revista Semanario. Alejandro, que havia sido fotógrafo em outras publicações, desenhava as páginas.

Ele se apaixonou, assim como havia se apaixonado antes e se apaixonaria mais tarde, e partiu para Pernambuco com sua câmera Leica em suas mãos e seus princípios em seu coração.

Eu só quero que todos vocês saibam que a pessoa que vocês conheceram em Serra Talhada é a mesma, foi a mesma ao longo de toda a sua vida, inteira, honesta, solidária, comprometida e muito espiritual. Um amigo maravilhoso.

José Andrés Soto
(Desde Buenos Aires)

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ENFERMAGEM poderá ganhar novo direito no STF em estado; veja últimas notícias do PISO ENFERMAGEM

Do Jc Ne10 O   piso salarial da enfermagem   continua suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a definição do ministro Luís Robert...