Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Resumo de Direitos Humanos

Por 
Rayane Lima (http://www.ebah.com.br/)



Direito Humanos
O que são direitos humanos?
Direito humano é algo que você tem por direito por ser humano baseado no principio de respeito em relação ao individuo. Um Direito Universal.
Mas nem sempre foi assim. Houve um longo tempo para chegarmos aos direitos que hoje são garantidos e assegurados pelas Nações Unidas.
Depois de muitas guerras e declarações e mais guerras, finalmente no final da Segunda Guerra Mundial surgi o documento chamado de Declaração Universal dos Direitos Humanos e os trintas direitos que todas as pessoas têm por direito.
Apesar de que todos já terem seus direitos garantidos ainda vemos muita luta para torná-los validos em algumas sociedades /países. -Mas a Declaração Universal de Direitos Humanos não tem valor? Ela não garantiu igualdade entre todos, onde todos têm direito á liberdade, educação, alimentação, segurança, moradia...?
Quando a Declaração Universal de Direitos Humanos foi assinada ela não tinha força de lei, era opcional. Apesar de muitos documentos, conversões, tratados e leis ela ainda é um pouco mais do que palavras em uma pagina.
E como torná-la valida?
Onde tudo começa. Com uns pequenos grupos de Humanos, e não são super-heróis. São pessoas que se recusam a ficarem calados, compreender que todos têm direitos iguais, não são apenas palavras em uma folha sem nenhum valor. E nossa responsabilidade para torná-la válida. São escolhas que fazemos diariamente.
Assim como Martin Luther king lutou pela igualdade social, e nos anos 90 Nelson Mandela lutou pela justiça social (apesar de serem garantidos pelos direitos humanos em seus países), vemos hoje no Brasil a luta da população em relação á moradia, como no Rio de Janeiro á luta da população que ocupa o Horto, e no Xingu a luta dos índios contra a retirada de suas aldeias para a construção da usina hidrelétrica. Esses são alguns exemplos da luta pelos nossos direitos, que estão assegurados tanto na Constituição federal Brasileira, assim como na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Qualquer pessoa/grupo que luta por qualquer direito seu, sempre terá significado não só lá, mas em qualquer outro lugar. A luta pela moradia não é só no Horto, ou na aldeia do Xingu aqui no Brasil, ela acontece em qualquer parte do mundo, e todos tem o mesmo significado independente de sua religião, costumes, línguas, todos busca o mesmo direito.
E um direito seu! Então o conheça!
1
Referencias Bibliográficas
1  Do texto Declaração Universal Dos Direitos Humanos
Do texto Remoções no Rio: 30 mil famílias atingidas por Camila Nobrega Do Canal Ibase

Nenhum comentário:

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ENFERMAGEM poderá ganhar novo direito no STF em estado; veja últimas notícias do PISO ENFERMAGEM

Do Jc Ne10 O   piso salarial da enfermagem   continua suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a definição do ministro Luís Robert...