Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

A história da Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br



         A Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos é uma das mais conhecidas e tradicionais agremiações do carnaval de Olinda, Pernambuco.
         Foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1947, por um grupo de rapazes da rua do Amparo e dos Quatro Cantos, que saiu pelas ruas da cidade alta com os dorsos nús, empunhando galhos de pitombeira, uma árvore frutífera nordestina, cuja safra ocorre nos primeiros meses do ano.
         De 1947 até 1949, os participantes da Troça não usavam fantasias. Em 1950, o grupo desfilou fantasiado pela primeira vez, vestidos de palhaços sem máscaras.
         Hoje, Pitombeira desfila (cem figurantes e doze destaques) com ricas e bem confeccionadas fantasias, disputando anualmente com seu grande rival, oClube Carnavalesco Misto Elefantes, outra tradicional agremiação olindense, fundada em 1952.
         Seu estandarte, criado em 1953, é um losango, contendo no centro um trecho da rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda e dois cachos de pitomba nas laterais. As cores da Troça são o amarelo e o preto.
         Os enredos apresentados pela Troça são variados e criativos como,História da nossa história (1968); La Belle Époque (1969); Holiday on Ice(1970); Horóscopo (1974); Jogo de Pôquer (1975); Aquarelas Nordestinas(1976).
         A orquestra é formada por instrumentos de sopro e percussão.
         O hino da troça, de autoria de Alex Caldas, é uma das músicas mais conhecidas, tocadas e cantadas no carnaval de Olinda:
                             Nós somos da Pitombeira
                                    Não brincamos muito mal
Se a turma não saísse   
Não havia carnaval      } bis

A turma da Pitombeira
Tem seus dedos em cada mão
E o P que tem na teste
Faz parte da confusão  } bis
                       
Pitombeira só tem dez letras
E uma significação
Pitomba é fruta besta
Se compra com qualquer tostão   } bis

A turma da Pitombeira
Na cachaça é a maior
E o doce é sem igual
Como ponche é o ideal
Se a turma não saísse
Não havia carnaval

REFRÃO
Bate bate com doce
Eu também quero, eu também quero } bis

A exemplo de tantas outras agremiações que fazem o carnaval de Pernambuco, a Troça Pitombeiras dos Quatro Cantos existe e trabalha unicamente em função de sua participação no período carnavalesco.                          
                                         
Recife, 27 de novembro de 2006.
(Atualizado em 8 de setembro de 2009).


FONTES CONSULTADAS:

MENDONÇA, João Hélio. Pitombeira dos Quatros Cantos.Recife: Fundaj, Inpso, Centro de Estudos Folclóricos, 1979. (Folclore, n.86)

OLINDA, quero frevar: o maior carnaval do mundo. Pesquisa José Ataíde; revisão dos originais Giuseppe Baccaro e Arthur Carvalho. Olinda, PE, Programação oficial do carnaval 2002.

TROÇA Carnavalesca Mista pitombeira dos Quatro Cantos. Dispon[ivel em:

. Acesso em: 22 nov. 2006.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...