Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

VIAGEM AO PASSADO: O fascínio da sorveteria do Cine Art em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes, para o Farol de Notícias



A destruição arquitetônica que ocorre quase que diariamente no Centro de Serra Talhada é  um crime que o presente não é capaz de mensurar as consequências, para a memória ao longo da próxima década.

Nesse ritmo, teremos pouco menos de 5% dos prédios e casarões antigos preservados. Diante disso fica a pergunta: o que de fato estão preservando para ser visto, admirado e estudado pelas futuras gerações de serra-talhadenses?

Após esse breve relato, o “Viagem ao Passado” deste domingo convida faroleiros a embarcar no túnel do tempo e mergulhar no mundo mágico que só a fotografia é capaz de produzir.

A imagem em destaque é da década de 1980 e traz ao centro o prédio onde funcionou a sorveteria do Cine Art, na Praça Sérgio Magalhães, a sala do cinema funciona na outra esquina, bem em frente ao atual prédio da prefeitura.

Imaginem quantas amizades foram feitas na antiga soverteria? Como deveria ser prazeroso caminhar pela praça, assistir um bom filme e saboreia o bom lanche ou um sorvete bem geladinho! São tempos que infelizmente não voltam mais…

O Cine Art, que  foi construído pelos irmãos empreendedores Gomes Lucena em 1951, na Rua 15 de Novembro, com a exibição do filme inaugural “Romance em Alto Mar” com Dóris Day e Jack Carson.

Em 13 de maio de 1973, o Cine Art foi reinaugurado com suas novas estruturas já na Praça Agamenon Magalhães – o marco zero da cidade – com capacidade para mais de 400 pessoas.

O curioso é que a menos de 1 km funcionava o Cine Plaza, inaugurado em 12 de julho de 1958, com um auditório que cabia mais de 700 pessoas. O empreendimento pertencia ao José Aureliano Acioly, mais conhecido por ‘seu’ Lourinho, e ficava na Rua Agostinho Nunes de Magalhães.

Durante quase três décadas os Cine Art e Plaza disputaram as atenções dos serra-talhadenses. Mas no início dos anos 80, com a massificação do uso do aparelhos de TV, os cinemas foram perdendo espaços.

Mesmo sendo usado para festas e eventos de colação de grau de escolas e da Fafopst, os dois cinemas não resistiram e fecharam as portas.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...