Escreva-se no meu canal

domingo, 16 de fevereiro de 2020

A La ursa quer dinheiro. Conheça


FONTE:https://www.penocarnaval.com.br/

A la ursa ou o Urso do carnaval  é herança européia.

Seu início foi no século XIX com os imigrantes Italianos. Entre eles, a comunidade cigana ligada a arte circense que, entre outros espetáculos apresenta ursos amestrados. Esse número populariza a imagem do urso e o insere definitivamente na cultura nordestina.

A figura central é o urso, um homem vestindo um velho macacão coberto de estopa, veludo, pelúcia ou agave com sua máscara de papel machê pintada de cores variadas, preso por uma corda na cintura. Segurado pelo domador, O urso dança e encanta para a alegria de todos  ao som de músicas carnavalescas ou até mesmo  podendo variar para o baião, forró, xote e até mesmo a polca.

Créditos: Foto: Deyse Euzébio/ Divulgação.
Créditos: Foto: Deyse Euzébio/ Divulgação.

De inicio, a brincadeira era caraterizada apenas pela presença do urso, do domador e do caçador, acompanhados de alguns músicos. Hoje, é comum ver várias crianças nas ruas durante o carnaval, batendo latas, puxando alguém fantasiado de urso e gritando "A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é Pirangueiro"

No Recife a presença do Urso do carnaval ou a La ursa foi registrado pela primeira vez numa crônica publicada em 1948.

Os principais instrumentos da orquestra são: sanfona, triângulo, pandeiro, reco-reco, ganzá, tarol e surdo, podendo incluir cavaquinho, violão, banjo, clarinetes e trombones.

Alguns ursos que fizeram ou fazem a alegria do Carnaval de Pernambuco, O Urso Polar de Areias (fundado em 1950), o Urso Preto da Pitangueira (fundado em 1957), o Urso Texaco (fundado em 1958), o Urso Branco da Mustardinha (fundado em 1962), o Urso Popular da Boa Vista (fundado em 1964) e o Urso Minerva (fundado em 1969).

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...