Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O fim melancólico do Cangaço

Autor: Professor Paulo César Gomes - Especialista em História Geral
                        Nos quase vinte anos de cangaço, através dos sertões esquecidos, Virgolino Ferreira da Silva revelou todas as qualidades do homem que poderia ter sido útil e todos os instintos perversos, que somente em irracionais poderiam ser compreendidos.
                        Mesmo diante de muitas adversidades Lampião conseguia junto com seu bando se sobressair, combateram em vários estados nordestinos.
“Virgolino Ferreira , o rei do cangaço, o interventor do sertão, o chefe supremo dos fora - da - lei, o cabra invencível, de corpo fechado, conhecedor de orações fortes, vitorioso em tantos confrontos, Virgolino Ferreira, o Capitão Lampião, não pode morrer” (HOLANDA , 1974, p. 25)
                        Após anos e anos, fulgido e enfrentado com êxito, o fim de Lampião estava próximo. Foi vitima de uma traição, por justamente aqueles que durantes anos foram um dos seus grandes trunfo “os coiteiros”.
                        Na madrugada de quinta-feira, 28 de julho de 19387 na gruta de Angico, no estado do Sergipe, Lampião viveu sua última batalha, o maior cangaceiro da história morreu se da um tiro, junto com ele morreram Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Suas cabeças foram cortadas e expostas na calçada da igreja da cidade de Piranhas - AL.
                        Lampião estava fora de cena, mas o herói não morre. Ele deixou a vida e entrou para história como mito, uma lenda indecifrável envolta em mistério. O cangaço estava extinto!
 
FONTE: Monografia: LAMPIÃO E SEU GRUPO NOS IDOS DOS ANOS 1920. O CANGAÇO GOVERNANDO O SERTÃO. Autor: SANTOS, PAULO C. G DOS . SERRA TALHADA – PE SETEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...