Escreva-se no meu canal

domingo, 25 de novembro de 2012

Texto:A BUSCA DA CIDADANIA ATRAVES DO TRABALHO

Autor: Professor Paulo César - Especialista em História Geral

O trabalho nos proporciona saúde. Nosso corpo e nossa mente não foram criados para ficarem parados, necessita de atividades, exercício. O trabalho da vigor e saúde ao físico e à mente do homem. Toda água que não se movimenta fica imprestável, como o tempo. Também o corpo e a mente perdem a saúde, quando não se exercitam. Portanto é necessário trabalhar, para nos mantermos saudáveis.


“A resgatar o cuidar de si é fator principal para aprender a cuidar do outro, das coisas, do trabalho exercido. Não basta procurar pela qualidade, é preciso descobri-la (BOFF; 2007,p. 15).”


                        A necessidade de se ter uma boa condição física e mental influência na condição de trabalho, nesse sentido a reflexão de BOFF (2007, p.23): “busca pela qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho pede reflexão a respeito das postura exercidas”. Remete-nos a uma posição de o ser humano necessita do desenvolvimento de atividades remunerada, porém, ele deve ser desenvolvido de forma que não afete o funcionamento do seu corpo e de seu cérebro.


Leonardo Boff escreve sobre a importância da responsabilidade na qualidade vida:

 

[..] desenvolvemos em nós: Preocupação – Dedicação – Responsabilidade. [...] aspectos essenciais na conquista da qualidade de quem somos e, por conseqüência, da qualidade do que fazemos (BOFF, 2007).

 

                        Atualmente a sociedade nos pressionar a ocupar um espaço na sociedade através do trabalho, que muitas vezes nos individualiza, fazendo com que esquecemos de si mesmo e do próximo. Assim também, BOFF ( 2007, p. 19) explica: É preciso novamente acreditar no sentido como vinculo que nos une às coisas e no envolve com as pessoas. Esse sentimento profundo chama-se CUIDADO. O cuidado que dirigimos a um filho, a um animalzinho de estimação muito querido, ao companheiro amado... Mas, que na maioria das vezes não dirigimos a nós mesmos, o que torna ainda mais difícil dirigirmos ao nosso trabalho.

                        Somente o trabalho pode gerar progresso, tanto o individuo como a humanidade cresce á medida que trabalham. As pessoas e as nações de êxito são aquelas que conhecem a importância do trabalho e a ele se dedicam com seriedade e persistência. O progresso é a um dos benefícios que só o trabalho pode proporcionar ao homem.


                        O trabalho é uma arma contra o ma mal, afirma-se que a preguiça traz toda sorte de males. Os vagabundos geralmente se tornam pessoas perigosas para a sociedade. O trabalho, porém, constrói o homem, levando-o a esquecer-se do mal. O homem que trabalha é bom para si mesmo e para a comunidade.           

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...