Escreva-se no meu canal

domingo, 25 de novembro de 2012

Comentários sobre o filme "As Cartas de Iwo Jima"

Autor: Professor Paulo César - Especialista em História Geral
 
 
                        Este filme mostra o novo olhar oriental na perspectiva de melhorar os relacionamentos com os ocidentais, no tempo pós-guerra. Vemos, ouvimos e sentimos ai um jeito “nipônico”, de rever a história ao agrado dos dias atuais.
                        Foi verídico, aconteceu... é real, muitas mortes destruição e ódio ali narrado.
                        Portanto nada no mundo é em vão, bom ou ruim, dali muitos em vão, bom ou ruim, dali muitos as coisas podem ser retirada e ser útil.
                        A ilha de Iwo Jima fica no oceano pacífico, necessária e vital para os Estados Unidos para uma vitória final sobre o Japão. Nela moravam alguns poucos milhares e paupérrimos nipônicos e na sua grande maioria, nem entendia o porquê daquela maldita guerra, quando de repente se ver invadida primeiramente por suas tropas (nipônicas) modificando completamente o seu modo de vida, que não o respeitas, sua cultura local nem seus costumes (alimentar e vestuário), mas como tudo na realidade é assim, o poder mandas e o oprimindo obedece.
                        A tropa sofre com a falta de água portável (pois A Ilha é vulcânica e, portanto sua água tem um grande teor de enxofre).  A informação na ilha é quase nula visto que a censura do imperador, negava a tudo e a todo o direito a liberdade de imprensa. Pois todos tinham com a formação e informação, que os americanos eram malditos e com eles não tinha a menor possibilidade de convivência, qualquer fala ou toca com os menos iriam se tornar “malditos”, como eles dizia a informação do imperador, que os mesmos eram sagrados, e, portanto eram sempre vitoriosos. Chega o comandante das tropas japonesas na ilha, homem culto, nobre e de vasto conhecimento no ocidente e logo se torna “alvo dos descontentes militares”, com menor conhecimento e cegos a propaganda imperial. Que discorda com tudo o que o comandante lhes falava.
                        O comandante logo nota a fragilidade de sua  tropa e também que as informações do custo militar não são verdadeira, ele também sente que tem de manter as tradições milenares japonesas de : lutar até a morte, código de honra desde os tempos dos samurais.
                        Inteligente, ele sabe que as forças americanas são superiores, e logo ele que tinha estudado e morado nos Estados Unidos da América, não teria como ser enganado.
                        Prepara a resistência em grutas tipo de luta, comum no oriente, mas muito diferente; no ocidente, e isto lhe dá uma grande vantagem de resistência a ocupação americana, pois os mesmos têm um violento gasto com o bombardeio aéreo e naval sobre a ilha. Como o mesmo, o mesmo tinha dado ordens de desocupar as praias, neste caso foi fácil o desembarque das tropas americanas, mas... Difícil foi mesmo subir o morro infectado de nipônicos que de dentro dos buracos das cavernas atiravam e dam-lhes tremendas baixas. Mais a tecnologia americana era superior e usaram os “terríveis lança chamas” dentro os buracos das cavernas fazendo as tropas japonesas, fugirem para as duas aproximações a leste e oeste.
                        Faltava comida aos japoneses a diarréia assolava, a tropa acuada em buracos infectos, o orgulho e a crença em sua sociedade lhes impunha a resistência mas, valores morais só não ganham a guerra, portanto forma derrotados e anos depois, quando alguns arqueólogos faziam a descoberta daqueles cartas, logo da pra se notar que as baixas japonesas foram quase que total, pois as cortas provam isso, quando se nota forma achados por acaso e não por informações de sobreviventes.
                        Mas depois de tudo, aquilo se nota uma vantagem. A quebra de valores cegos que se tinha pelo imperador, onde eles eram o centro da verdade e que sirva para os mesmo refletirem o que fizeram com os “Chineses”, com certeza, foi bem pior do que os americanos fizeram com eles.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...