Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

VIAGEM AO PASSADO: Em 1946, Serra Talhada entrava de vez na disputa eleitoral em PE

Por Paulo César Gomes, para o Farol de Notícias



A histórica foto em destaque foi publicada nas redes sociais pelo IHGPajeú (Instituto Histórico e Geográfico do Pajéu) é um importante registro de um evento político que ocorreu em Serra Talhada, em 1946, durante a campanha para governador de Pernambuco, sendo que a eleição só ocorreu em 19 de janeiro 1947.

A reunião contou com a presença de lideranças políticas e militares de diversas regiões do estado, além de personalidades que residiam na cidade ou que tiveram algum tipo de contato com a história de Serra Talhada.

Na época a cidade era um dos maiores expoentes da política pernambucana, isso porque Agamenon Magalhães, então deputado federal, era uma das importantes lideranças do Brasil, e com forte influência nos chamados “currais eleitorais”, que viviam espalhados pelo interior de Pernambuco.

Em virtude das constantes alterações nas fachadas dos prédios antigos do centro da cidade, a localização de onde ocorreu o encontro fica prejudicado, infelizmente.

A Campanha

O resultado dessa campanha para governador é considerada como a mais acirrada e polêmica da história de Pernambuco. O jornalista e deputado federal Barbosa Lima Sobrinho (PSD), foi eleito com 91.985 votos, uma diferença de apenas 575 votos em relação a Neto Campelo (UDN), que obtive 91.410 votos.

Barbosa Lima era apoiado por Agamenon e em Serra Talhada contava com o apoio do Coronel Cornélio Soares, prefeito na época, e pelo deputado estadual Methódio de Godoy. Neto Campelo era apoiado pelo fazendeiro e empresário Enock Ignácio. Lima Sobrinho venceu, mas só assumiu em fevereiro de 1948, ficando até 1951.

A demora se deu por que o resultado da eleição foi judicializado em função das suspeitas de fraude. Segundos os jornais da época, Diário de Pernambuco e Jornal Pequeno, as principais denuncias de fraudes envolviam as cidades do interior, principalmente as urnas de Serra Talhada.

A homologação do resultado dessas urnas, pelo TSE, foram decisivas para garantir a vitória do candidato de Agamenon Magalhães.

Nenhum comentário:

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ENFERMAGEM poderá ganhar novo direito no STF em estado; veja últimas notícias do PISO ENFERMAGEM

Do Jc Ne10 O   piso salarial da enfermagem   continua suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a definição do ministro Luís Robert...