Escreva-se no meu canal

domingo, 7 de julho de 2013

OPINIÃO: Não funcionamos sem os partidos políticos; sejam eles de esquerda ou direita

A nossa sociedade atual não funciona sem os partidos políticos; sejam eles de esquerda ou de direita. Nos dias atuais em que o Brasil vive dominado por uma mídia viciada e manipuladora, Serra Talhada pode ser orgulhar de possuir uma ferramenta jornalista com o FAROL DE NOTÍCIAS que abre espaço para a interatividade e o livre debate. É através do que vários assuntos relevantes são debatidos sem amarras e sem censura.

São embates que envolvem questões políticas, sociais e culturais que antes seriam amordaçados pelos meios de comunicação locais e regionais e que hoje são livremente debatidos por internautas de todas as classes sociais, credos, opção sexual, religião, time de futebol e de partidos ou grupos políticos variados.

Pois bem, é nesse universo extremamente democrático, mas que às vezes é extremamente radical sobre alguns assuntos, ao mesmo tempo em que é conivente com outros, é que vou apresentar o seguinte tema para debate: a nossa sociedade atual não funciona sem os partidos políticos; sejam eles de esquerda ou de direita.

"Para início desse debate nada é mais indicado do que o pensamento de  Berthold Brecht, um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, que escreveu o Analfabeto Político: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
 ”O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o
menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra,
corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”

Brecht apresenta nesse pensamento uma síntese do que o povo brasileiro está buscando, ou seja, deixar de ser “um coletivo de analfabetos políticos”. É essa a essência de todos os movimentos que surgem pelo país a fora. São gritos contra a corrupção, contra a volta da inflação, contra o preconceito racial e a homofobia. Vozes que anseiam por uma educação, transporte e saúde pública de qualidade, por mais segurança, cultura e lazer.

Todas essas reivindicações são justas e verdadeiras, mas para que elas se tornem realidades precisamos da política. Pois é! Precisamos da política! Justamente ela que é responsável por todas essas aberrações sociais?! Sim, precisamos da política. E ainda tem o pior! É de quem faz a política! Por mais negativo e revoltante que seja, é preciso que se entenda que precisamos dos políticos e dos partidos políticos. É frustrante para alguns ouvir isso, mas é verdade!

Nossa sociedade atual só funciona dessa forma. A não ser que implantemos um modelo de governo anarquista, o que significaria que iramos viver “sem governo”. Isso seria o mesmo que dizer: estamos em um navio a deriva! Claro que tudo esses argumentos ainda não o suficiente para que as pessoas se convençam do que está acontecendo. Porém, vou simplificar as coisas.

No momento em que os manifestantes escondem a sua opção política, seja ela qual for, estão se negando a dizer qual é o tipo de futuro político que desejam. Não podemos negar que o futuro da burguesia e da classe média brasileira será bem diferente da vida dos favelados, suburbanos e do agricultores. Pedir ética na política é uma coisa. Agora esconder as sua bandeiras ideológicas é outra. Principalmente se elas são política!

O Brasil ainda depende dos políticos e dos partidos políticos, mas nada será superior ao seu povo. E é esse povo que não pode se esconder, precisa aparecer e não deixar que alguns direitistas se camuflem no meio dos quem realmente querem mudança, mesmo que tenham que impor o seu estilo de reivindicar. Com todo o respeito a muitos brasileiros e brasileiras, têm muita gente da direita conservadora do Brasil que está “doidinha” para voltar ao poder.
Mas, tenho certeza que não será agora e principalmente com todo esse movimento acontecendo em todo o território nacional. No entanto, é sempre bom lembrar que antes do golpe militar de 1964, alguns grupos conservadores da sociedade organizaram a famosa Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas. Dias depois foi instaurada a famigerada Ditadura Militar, um regime que controlou o país por mais de 20 anos.

Agora que o “gigante acordou” é preciso dizer qual é o caminho que ele deve seguir, se ficar parado vai virar estátua, sem for para trás encontrará o atraso, se for para frente verá que logo ali… em 2014, teremos eleições presidenciais. Então, veremos se todas essas manifestações são apartidárias. 

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

P.S.: Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os internatas que contribuíram para que a nossa opinião (http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-um-olharcritico-sobre-a-onda-de-manifestacoes-no-brasil-ainda-falta-identidade-politica/) tornasse um dos textos mais lidos do FAROL.

Publicado no site Farol de Notícias de Serra Talhada, em 07 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...