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Grupo social é
uma forma básica de associação entre seres humanos que estão mutuamente em
interação. A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou
menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à
interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao
realizar ações conjuntas de interesse comum. Pessoas numa fila para entrar num
cinema não constituem um grupo social, pois não há interação entre elas.
Os grupos sociais possuem alguma forma de
organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e
objetivos. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato entre seus
membros.
Os principais grupos sociais são o grupo familial
(família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade),
o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes,
associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo
político (partido ou organização política).
As principais características dos grupos sociais
são:
1. Pluralidade
de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo.
2. Interação
social: os membros do grupo interagem entre si.
3. Organização:
precisa haver uma certa ordem no grupo
4. Objetividade
e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo. Exterioridade significa
que a existência de um indivíduo não depende de sua participação no grupo.
5. Objetivo
comum: há certos valores, princípios e objetivos que unem os membros do grupo.
6. Consciência
grupal: pensamentos, ideias e sentimentos são compartilhados pelos membros do
grupo.
7. Continuidade:
as interações entre os membros do grupo precisam ser duradouras, como ocorre em
famílias, numa escola, numa instituição religiosa etc.
Os grupos sociais podem ser classificados
como primários, secundários e intermediários. Grupos primários
são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais
íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é a família. Grupos secundários
são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade. Um exemplo
de grupo secundário é um partido político. Grupos intermediários são aqueles em
que se complementam as duas formas de contatos sociais, ou seja, os primários e
os secundários. Um exemplo de grupo intermediário é a escola.
Agregados
sociais
Há uma diferença entre grupos sociais e agregados sociais.
Agregado social é
uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade
física, têm um mínimo de relações sociais. Em geral, o agregado social não é
organizado e não possui uma estrutura estável ou uma hierarquia de posições e
funções. A maioria das pessoas que participa de um agregado social se
desconhece e o contato entre elas é limitado e de pequena duração.
Os principais tipos de agregados sociais são
a multidão,
o público e
a massa.
Um exemplo de uma multidão é um grupo
de pessoas se juntando para observar um fenômeno. Uma multidão é um agregado
pacífico ou tumultuoso de pessoas ocupando determinado espaço físico.
As principais características da multidão são:
-
proximidade física: há contato direto, porém temporário, entre os componentes
de uma multidão. O indivíduo tem de estar necessariamente presente no agregado
social.
- anonimato e ausência de status: o nome e posição
social/profissional/econômica das pessoas que se integram à multidão não têm
importância. Os componentes são anônimos, pois não levam consigo sua posição
social ao se integrarem na multidão.
- falta de organização: mesmo que haja um líder, não há um conjunto de normas
ou posições definidas ou uma divisão de trabalho. A interação é geralmente
desordenada e descontrolada, espontânea e imprevisível.
- objetivos comuns: a multidão compartilha algum interesse, ato ou emoção.
Porém, a interação não leva em consideração as personalidades sociais
distintas. A multidão pode ser fanática e buscar seus objetivos sem restrições.
- indiferenciação: não há espaço para as diferenças individuais se
manifestarem. Isto torna os membros iguais.
- segurança e poder: devido à presença de outros, os participantes podem fazer
ou falar coisas que não fariam ou falariam se estivessem sozinhos.
- interexcitação: os componentes se deixam perder momentaneamente no “espírito
da multidão”.
As multidões podem ser assim classificadas:
1. Multidões
casuais: têm existência momentânea e organização frouxa. Exemplo: pessoas
contemplando um incêndio.
2. Multidões
convencionais: o comportamento se expressa de modo preestabelecido, tendo
duração limitada. Exemplo: espectadores de um jogo de futebol.
3. Multidão
ativa: geralmente agressiva, é caracterizada pela existência de um objetivo.
Exemplos: motins, revoltas, linchamentos.
4. Multidão
em pânico: há um estímulo dentro do próprio grupo que intensifica os
sentimentos de pânico. Exemplo: pessoas que fogem de um terremoto.
5. Multidão
expressiva: há movimentos físicos que têm a finalidade de afrouxar a tensão.
Exemplos: o Carnaval, as comemorações de rua após a seleção de um país vencer a
Copa do Mundo.
Público
e Massa
O público é
um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos. É baseado não em
contato físico, mas na comunicação recebida através de diversos meios de
comunicação. O público é um conjunto de indivíduos em que é praticamente igual
o número de pessoas que expressam e recebem opiniões. A opinião do público pode
se transformar em ação efetiva, mesmo contra o sistema de autoridade vigente. O
público é também relativamente autônomo em suas ações.
Há diferença entre multidão e público, pois a
integração dos indivíduos que formam o público é geralmente intencional. Já na
multidão, a integração é ocasional.
Os modos de pensar, sentir e agir do público
constituem o que é conhecido como opinião
pública. Três características básicas sobressaem na
opinião pública. A primeira delas é o acesso à informação. Só há opinião
pública quando os indivíduos de uma sociedade têm acesso livre às informações
da atualidade. A segunda característica é a livre discussão. Diante das
informações recebidas, cada indivíduo pode tomar uma posição. A terceira
característica é a tentativa de fazer com que a opinião se transforme em ação,
ou seja, que as opiniões sobre assuntos de interesse da nação influenciem e
determinem as ações do governo.
A massa é
diferente do público, pois consiste num agrupamento relativamente grande de
pessoas separadas, que não se conhecem. É formada por indivíduos que recebem
opiniões formadas, que são veiculadas pelos meios de comunicação de massa. A
massa é um conjunto de elementos em que a organização da comunicação pública
torna difícil ou até impossível uma resposta efetiva às opiniões externadas
publicamente. A massa não tem autonomia; praticamente inexiste a formação de
opinião independente gerada por meio da discussão. O grupo de indivíduos que se
comporta como massas tende a ser manipulado, pois reage de forma impensada, não
tendo consciência de grupo.
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