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sexta-feira, 26 de junho de 2020

O Barroco

Do https://www.educamaisbrasil.com.br/

Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios.

Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro. Isso porque, naquela época, ambos os países viviam realidades muito distintas: os portugueses exibiam luxo e pompa, enquanto os brasileiros enfrentavam a escravização dos negros e a perseguição aos índios.

O Barroco teve uma grande importância artística e cultural no Brasil e deixou legados na arquitetura, na pintura e na estatuária até os dias de hoje em muitas cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador e Recife.

Contexto histórico


No início do século XVII o Brasil era uma colônia portuguesa. Os jesuítas sentiram necessidade de catequizar os povos indígenas para contribuir com o processo colonizador e se utilizaram do Barroco para isso, principalmente por meio da religião, que exercia influência significativa na vida das pessoas. Por conta disso, a maior parte da herança barroca no Brasil está na arte sacra, na pintura e na estatuária dos conventos e igrejas.

Um detalhe importante dessa época, também chamada de “Século do Ouro”, refere-se à exploração de minério em Minas Gerais, que se tornou um dos principais polos culturais e econômicos do país, pois lá muitas jazidas foram encontradas. Isso contribuiu para o desenvolvimento da cultura e da arte naquela região. 


Características do Barroco no Brasil e na Europa


A reação ao Classicismo entre os séculos XVI e XVII levou ao surgimento do Barroco na Itália. Com características totalmente opostas, como excesso, exagero, linguagem dramática, assimetria, irregularidade, conceptismo e cultismo, o estilo Barroco ditou a cultura da época.

Naquele período pós-Reforma Protestante, a Igreja Católica da Contrarreforma tentava se refazer e as monarquias absolutistas buscavam se autoafirmar, ostentando poder e pompa. Exemplo disso são os grandes teatros, igrejas e palácios construídos na época com o objetivo de causar um impacto na sociedade.

Católico e monárquico, Portugal adotou essa estética barroca e a levou ao Brasil cerca de 100 anos após o início da colonização, quando o território brasileiro crescia com o surgimento das suas primeiras vilas. 

Nessa época, a escravatura foi instaurada e os índios demonstravam resistência à expansão da colonização. Dessa forma, o Barroco no Brasil expressou todas essas contradições e tensões. A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais. 

Artes Barrocas no Brasil


Muitas obras barrocas, principalmente na arquitetura, além de pinturas e esculturas, existem até hoje como legados do Barroco no Brasil e são considerados, inclusive, Patrimônio da Humanidade. 

Os edifícios sacros são os destaques da arquitetura barroca no Brasil. As primeiras construções foram levantadas nas cidades de Olinda e Salvador, ainda na metade do século XVI. Eram utilizadas técnicas bem rudimentares, como a técnica do pau-a-pique, que consistia no entrelaçamento de madeiras fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu.

Em seguida, passaram a ser erguidos em alvenaria, adobe e taipa. As igrejas possuíam frontões retangulares (forma triangular que decora o topo da fachada) sobre bases retangulares. Grande parte desses edifícios foram destruídos no período da invasão holandesa.

Minas Gerais detém o maior acervo Barroco do Brasil, com construções ricas em detalhes e elementos cobertos por uma camada de ouro. Também eram utilizadas cores fortes, figuras de anjos e altares de madeira. 

pintura barroca expressava o momento enfrentado pela Igreja Católica e a sua necessidade de se reaproximar dos fiéis após a Reforma Protestante. Inicialmente, a pintura era trazida de Portugal, feita em azulejos, e descrevia passagens da Bíblia.

No Brasil, as pinturas das igrejas tinham como destaque o primeiro plano super dimensionado e elementos de plano de fundo reduzidos, características que davam aos devotos a sensação de proximidade com Deus. Eram muito utilizadas as cores, azul, vermelho, dourado e o claro escuro. 

Já as esculturas, eram consideradas símbolos de devoção e se difundiram em parte do litoral e interior brasileiros, sendo encontradas tanto nas casas como nas igrejas. Assim como na pintura, as primeiras obras estatutárias barrocas foram importadas de Portugal. Com o decorrer do tempo, beneditinos e franciscanos passaram a ensinar a arte de esculpir no barro, enquanto os índios aprendiam com a técnica no barro com os jesuítas.

Arquitetura barroca no Brasil. (Foto: Flickr)

Principais nomes do Barroco no Brasil


O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696). Conhecido como “Boca do Inferno” pelo estilo irônico utilizado nas suas poesias religiosa, satírica, lírica e erótica, ele é considerado um dos maiores poetas do Barroco no Brasil.

Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho (1730 – 1814) é conhecido como o maior expoente das artes plásticas barrocas. Utilizando-se de características do Rococó e estilos clássico e gótico, ele usava como material de suas obras a pedra-sabão e a madeira. Entre suas inúmeras obras estão a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Manuel da Costa Ataíde e (1762 - 1830), ou Mestre Ataíde, como era chamado, também foi um dos mais importantes artistas do Barroco no Brasil. Ele buscava inspiração nas gravuras e estampas missais para as suas pinturas e possui obras espalhadas por diversas cidades mineiras.

O livro “Música do Parnaso” (1705) foi o livro do primeiro autor nascido no Brasil a publicar versos no estilo barroco: Manuel Botelho de Oliveira (1636 – 1711). A obra reunia poesias escritas em diversas línguas, como castelhano, português, italiano e latim. 

O frade franciscano Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768) ganhou relevância na poesia barroca com “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”. Em suas obras destacam-se a descrição do inferno e a destruição de Jerusalém.

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