Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ SE REUNEM EM SERRA TALHADA

Reunião
Com a presença de integrantes de diversas cidades do Pajeú, aconteceu neste sábado (14) nas dependências da Casa do Artesão, em Serra Talhada, mais uma reunião do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGPajeú). Já aconteceram reuniões em Triunfo, Afogados da Ingazeira, Itapetim e Carnaíba. Está é a sexta reunião do grupo que discute os pontos finais do Estatuto que irá reger a instituição.
O IHGPajeú está sendo “encubado” pela Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada que vem disponibilizando toda a sua estrutura para viabilização do projeto. Segundo o presidente da Fundação, Tarcisio Rodrigues, “é muito importante a criação do Instituto,pos irá aprofundar ainda mais as pesquisas históricas e geográficas da região, e o mais importante: aproximar cada vez mais os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Pajeú”.
Reunião 4
Embora ainda embrionário, o Instituto já começa a desenvolver trabalhos nos municípios integrantes a fim de divulgar as obras dos escritores “pajeuzeiros”, para isto está fazendo um amplo  levantando cadastral de todas as obras publicadas na região, ou por escritores da região.
“É preciso conhecer cada vez mais nossos autores, como também é necessário que nos conheçamos a todos. As cidades do vale do Pajeú não se limitam apenas àquelas que ficam ao leito do rio, e sim a todas que fazem parte da sua bacia hidrográfica, ou seja, cidades que margeiam riachos que deságuam no Pajeú, fazem parte de nossa bacia”, explica o professor Alberto Rodrigues, um dos idealizadores do IHGdoPajeú.
Ainda segundo o professor, o Instituto, que terá sua sede em Serra Talhada, servirá como ponto de partida para pesquisadores, estudiosos e estudantes em geral que queriam se debruçar sobre a história da região, para isso já deu início à formação de uma biblioteca específica que reunirá material para atender aos mesmos.
A Casa da Cultura de Serra Talhada disponibilizou uma sala, localizada na Casa do Artesão, na Concha Acústica, centro da cidade, onde funcionará provisoriamente a instituição.
“O apoio da Casa da Cultura tem sido fundamental, já podemos dizer que existimos de fato, e estamos finalizando nosso estatuto, para existir de direito. Acreditamos que em muito breve já estaremos em um local mais amplo, onde pretendemos além da biblioteca, manter também um museu da região e espaço para reuniões e lançamentos de livros e  outros trabalhos. Para este novo passo, contamos mais uma vez com a Casa da Cultura de Serra Talhada”, finaliza o professor Alberto.
A próxima reunião está marcada para o dia 26 de outubro, também em Serra Talhada e na oportunidade o Professor de Geografia da FAFOPST, Miguel Leonardo, fará palestra sobre a bacia hidrográfica do Pajeú.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...