Escreva-se no meu canal

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resumo do livro Terra de Coronel de José Nivaldo

Personagens:   Coronel Honorato, Manoel Tiro Certo, Antônio Bacamarte, Epaminondas, Joaquim Bacamarte, Zé Parafuso, Sargento Isidoro, Nezinho Enfermeiro, Dr. Hildebrando, Josa, Biu de Rosa, Dr. Benjamim Pacheco, Dr. Benevides, Joaquim Damásio, Zecão, Chico Ventinha, Inácio Palma de Trovão, Severino Agostinho, Padre Afonso, Pedro do Quiosque, Raimundo Dobradiça, Chico de Sabina, Seu Dé, Valeriano, Seu Calazans, Dona Maria Parteira, Dr. Bezerra, Seu Agrício, Bartolomeu, Francisco Acióli, Dr. Agamenon, Nilton Valente


Resumo de Terra de Coronel

O começo

        Bem cedinho da manha chega Antônio Bacamarte batendo palmas no alpendre do Coronel. Ele queria o seu jipe emprestado para dar á seu irmão que estava ferido. Com a chegada de Dr. Hidelbrando todo mundo da cidade de Boa Vista alegrou-se.
         Dr. Hidelbrando então decidiu lançar sua candidatura. Ao ver o boletim escrito pelo coronel logo aperreou e foi á paróquia confessar-se com o padre Afonso.Pressionado pelo Coronel e seus capangas, mas ainda tinha a colaboração do padre.

A primeira campanha

         No começo do ano, começou-se uma disputa política acirrada entre o partido do PSD que tinha como representante o coronel Honorato  e o partido do USD o padre Afonso.Com a saída do Dr. Hidelbrando , o padre lançou uma longa proclamação ao povo da cidade (Boa Vista) , onde promete trazer verbas pra a construção de um hospital.
          Ao elogia o “boletim de beatos”, conhecido nas terras do coronel da proclamação. A parti disso, foi-se ocorrendo o declínio da candidatura do padre.
         O coronel e seus capangas começaram a tramar algo pra poder aumentar ainda mais seus votos em qual mais tarde foi perdendo em algumas urnas.
Um de seus comparsas (Marcelo) pediu pra ser preso por que estava com muita raiva do coronel, por ele ser obrigado a fazer maldades.
         Ai em diante ocorreram protestos da UDN sem motivos em que por juízes o PSD foi favorecido.

A segunda campanha

Á noite no encerramento da apuração dos votos Severino Tancredo, chegou a casa paroquial todo risonho e o Padre Afonso, sabedor das suas forças disse que isso foi só  o começo.Convencido do seu poderio, disse que não fez comício e não teve contato publico e quase  que perde. Valeriano ponderou dizendo que 500 votos não eram um diferença toa grande.
Severino Tancredo não deixou o padre terminar e disse que viu Calixto derrubando o vidro.
Uma banda foi levada para a casa do Coronel, na qual se tocava frevo e no meio dessa algazarra Honorato diz que iria dar um jeito nos inimigos.
Continuou do mesmo jeito a prefeitura, ainda com suas tolices. A mulher do prefeito metendo o nariz onde não é chamada, quando o Coronel Honorato alertou o prefeito de sua mulher.
Daí em diante começou um bate boca entres os cidadãos em que discutiam as “palhaçadas” políticas na região.
O ganho da PSD estava “garantido” já a UDN estava desesperada em qual criou um “noticiário”.

A terceira e última campanha


           Os partidos estavam na espera, garantido só tinha o Dr. Agamenon. Desconfiado com os votos da cidade ficou o Coronel.
            Dr. Bezerra ficou logo indignado com o empate, assim querendo logo a proclamação de mais votos.
          Na outra semana foi expandido o boletim, em qual dizia que o Coronel tinha vendido votos. O Dr. Agamenon mandou um recado ao chegar na mão do Coronel logo afobou-se. O padre logo virou bispo assim tendo menos preocupação.
           Lenildo Barbosa ao chegar na casa do Coronel percebeu que ele estava morto.

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...