Escreva-se no meu canal

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A vida mental na metrópole contemporânea - Georg Simmel na metrópole contemporânea



Como será que Georg Simmel, um dos pais da Sociologia, veria nossas atuais cidades? O que ele teria a dizer, então, sobre seus processos de socialização, sua interação social e sobre as novas formas de individuação? Espantar-se-ia Simmel com as “tribos urbanas”, com a “vida sem qualidade”, com os “não-lugares”, com os indivíduos com “excesso de investimento em si mesmos”?
A que nos serve, entrementes, um autor de finais do século XIX , que ainda andou de bonde puxado a burro, para pensar as cidades de início do século XXI? Um autor que conheceu a pena de ganso para redigir seus textos e jamais terá conhecido a esferográfica e muito menos o processador de texto?
É justamente um desses “dinossauros” que trazemos do passado, para que, com seu espanto passadista, possa nos acordar do entorpecimento do espetáculo que as grandes metrópoles encenam diariamente, ofertando-nos a côdea de pão e sonho a que fazemos jus como partícipes desse fabuloso show.
Simmel nos tocará porque ainda somos demasiados humanos, mesmo sabendo que os andróides estão à espreita. Simmel nos interessará, talvez, porque tenha descoberto a importância da cultura urbana na configuração do caráter dos indivíduos em sociedade. E mais do que tudo, Simmel nos afetará porque com ele acreditamos roçar os segredos do comportamento humano e somos levados a indagar, então, como a cidade foi possível ?

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...