Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quais são as diferenças entre o Solstício e o Equinócio


O solstício tem a característica de criar a impressão que o dia dura mais que noite em um hemisfério, sendo o contrário no hemisfério oposto. Hemisférios esses Norte e Sul. Então, se estamos no primeiro dia do verão no hemisfério Sul, pr exemplo, teremos o dia mais longo do ano, enquanto no hemisfério norte, por chegar o inverno, haverá a noite mais longa do ano. 
Já o equinócio o dia e a noite têm igual duração.

Vou exemplificar

Solstício (inverno noite mais longa em um dos hemisférios e dia mais longo no hemisfério oposto, verão)
Equinócio (Dia com mesma duração da noite, primavera em um dos hemisférios e consqüentemente, outono no hemisfério oposto).


Chama-se de solstício às posições em que a Terra se encontra em 22 de dezembro e 22 de junho. Por exemplo, dizemos que dia 22 de dezembro é solstício de verão no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte.

Chama-se equinócio às posições em que a Terra se encontra em 23 de setembro e 21 de março. Por exemplo, dizemos que dia 23 de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte


Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos, que oscila entre o calendário das estações em um dia.

No hemisfério Sul, o de dezembro é o solstício de verão e o de junho é o solstício de inverno. O oposto acontece no hemisfério Norte.

Por causa do solstício, existem os trópicos de Câncer e Capricórnio. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.


Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.

No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio de Primavera (chamado de Verão ou Vernal), e o de Setembro é o Equinócio de Outono. O inverso ocorre no hemisfério Sul.

O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março ( nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa), e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol periélio viaja mais velozmente do que quanto está mais longe afélio.


Equinócio
Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual

Ponto de orbita da terra onde é registrado o ponto de equilibrio , onde pode se dividir o dia e a noite em tempos iguais, ou seja, o dia tem a mesma quantidade de horas que a noite.
Seria o momento em que dia e noite têm a mesma proporção. No ano exitem dois equinócios, em 23 de setembro e em 21 de março.

O que determina as estações do ano?

A órbita elíptica da Terra tem pouco efeito sobre as estações do ano; é a inclinação de 23,45 graus do eixo de rotação do planeta que determina o inverno e o verão.
O diagrama abaixo demonstra o que acontece.
Neste diagrama, é possível ver o eixo de rotação e a Linha do Equador. O Hemisfério Norte (na parte superior) está atualmente no inverno, e o Hemisfério Sul, no verão. Ao olhar como a luz do sol atinge o planeta no diagrama, é possível ver claramente duas coisas:
·                     o Hemisfério Sul está recebendo aproximadamente três vez mais luz solar que o Hemisfério Norte
·                     o Pólo Norte não está recebendo luz solar, já que em janeiro, tem 24 horas de escuridão
Essa grande diferença na quantidade de luz solar que atinge a Terra nos dois hemisférios é que causa as estações.

2 comentários:

isabelle oliver disse...

obrigado,professor Paulo César Gomes o senhor me ajudou bastante no dever de geografia,eu não entendia nada agora com essa explicação eu e ntendir,eu acho que agora eu vou melhorar em geografia.



bgd,😉

Unknown disse...

Muito bem explicado, Professor, agradeço!!!! Abraços!!!!

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ENFERMAGEM poderá ganhar novo direito no STF em estado; veja últimas notícias do PISO ENFERMAGEM

Do Jc Ne10 O   piso salarial da enfermagem   continua suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a definição do ministro Luís Robert...