Escreva-se no meu canal

domingo, 24 de novembro de 2013

OPINIÃO: Sem identidade ideológica, a eleição 2014 em Serra Talhada será um ‘balaio de gatos’

Por Paulo César Gomes, professor, escritor e pesquisador cultural

Até pouco tempo atrás era possível identificar os grupos políticos em Serra Talhada sem muito esforço. Nas décadas de 70 e 80, os adversários sem dividiam entre os “boca preta” e os “boca roxa”. A partir dos anos 90, os “cabeça-vermelha” e os “azulão”, travaram disputas políticas memoráveis. Hoje essa identificação é praticamente impossível, já que os acordos e as preferências políticas estão mudando como nuvens.

O cenário político na cidade começou a mudar a partir da eleição de 2008. Na oportunidade foram lançadas quatro candidaturas. Uma delas colocou lado a lado, um “azulão” convicto, Faeca Melo, e Geni Pereira, na época umas das maiores lideranças dos “cabeça-vermelha”.

Na referida eleição o PT apoiou o candidato do PSB.Veio então à emblemática campanha de 2012 – que começou para valer em 2011- que colocou no mesmo palanque os “azulões”, Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, e os “cabeça-vermelha”, Geni Pereira e Augusto César. A união dos antigos adversários não foi capaz de vencer a candidatura do PT, que foi liderada pelos “ex-azulões”, Carlos Evandro e Luciano Duque. Até ai foi fácil entender, o difícil vai ser diferenciar quem é quem em 2014. Pois o prefeito do PT, Luciano Duque, vai apoiar o candidato a deputado estadual do PSB, Carlos Evandro.

Carlos por sua vez irá apoiar Eduardo Campos para presidente, o que fará com que fique no mesmo palanque de Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, ambos do PR. Sebastião irá apoiar Augusto César (PTB) para deputado estadual. O partido de Augusto apoia a reeleição de Dilma (PT), o que o tornar o petebista aliado do PT do prefeito Luciano Duque. Entender esse “balaio de gato” que será a eleição de 2014 é coisa para doido. O pior é imaginar o que vai acontecer em 2016!… No final, o que vale é o que diz o filósofo Sebá sobre a política em Serra Talhada: “É tudo junto e misturado!” 

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!

Publicado no Portal Farol de Notícias de Serra Talhada, em 23 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...